Primeira aula do Geração Caldeira 2024

Aula inaugural do Geração Caldeira marca o início de novas oportunidades para jovens

Na tarde de segunda-feira (9), aconteceu a aguardada aula inaugural do programa Geração Caldeira, marcando o início de uma nova etapa para os 200 jovens selecionados entre mais de 7 mil inscritos. As aulas vão ocorrer no novo espaço educacional do Campus Caldeira, completamente reformado após ser atingido pelas enchentes de maio. O espaço será inaugurado na última semana de setembro, durante a Semana Caldeira.

O local foi preparado para receber os alunos, que terão a oportunidade de participar de um dos quatro cursos oferecidos: Programação Python, Programação Java, Marketing e Design, e Gestão e Vendas. Cada curso conta com 50 alunos, que terão a chance de se capacitar para o mercado de trabalho em um dos programas educacionais mais transformadores do Brasil.

O Geração Caldeira é uma iniciativa educacional gratuita, promovida pelo Instituto Caldeira, que visa incluir e capacitar jovens de todo o país. O programa é direcionado a jovens entre 16 e 24 anos, que estudam ou estudaram em escolas públicas ou em escolas particulares com bolsas superiores a 50%. 

Desde sua criação, o Geração Caldeira já capacitou mais de 6 mil alunos e empregou mais de 140 jovens em empresas da Comunidade Caldeira. A edição de 2024 do programa chega com novidades, como a introdução de novos parceiros, um processo seletivo reformulado e trilhas educacionais atualizadas, ampliando ainda mais o alcance e a relevância dessa iniciativa.

O processo seletivo para a edição deste ano foi intenso – cerca de quatro meses, com aulas online, encontros presenciais, entrevistas e atividades no Caldeira. Ao final do programa, que se estende até dezembro, os alunos terão a chance de conquistar vagas de trabalho através dos parceiros de empregabilidade do Campus Caldeira. Nesta edição, seis dos alunos selecionados, que vêm de outros estados, receberão moradia estudantil paga pelo instituto para facilitar sua participação. Entre eles, estão Ana Clara Leandro De Paula, de Juiz de Fora (MG), e Juan Victor Souza Ferreira Martins, de João Pessoa (PB).

“O apoio entre os candidatos me ajudou a seguir adiante”

Ana Clara, que cursará Marketing e Design, destaca a importância das conexões e do aprendizado proporcionados pelo Geração Caldeira. “Participar de um projeto como o Geração Caldeira é muito importante pra mim pela grande possibilidade de fazer várias conexões e aprender mais sobre a área escolhida”, afirma. Para ela, o programa representa uma oportunidade única de desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.

“Minha expectativa agora é aprender muito, criar várias conexões com outros participantes do programa e conseguir desenvolver a prática na área que estou estudando”, complementa. Ana também destacou a energia positiva do processo seletivo e o apoio mútuo entre os candidatos, o que a motivou ainda mais a seguir adiante.

“Quero ser exemplo para o meu irmão”

Para Juan Victor, que integra o curso de Programação Java, a participação no programa é uma chance de romper barreiras que ele enfrentou ao crescer em João Pessoa. “A gente não tem incentivos nessa área de tecnologia, em João Pessoa, devido ao fato de ser uma cidade muito turística”, explica. Para ele, o Geração Caldeira abre portas que anteriormente pareciam inacessíveis: “Dentro de um programa como esse, estudar tecnologia se torna mais acessível para pessoas como eu”. 

Juan, que já trabalhava no setor de turismo por falta de opções em sua área de interesse, vê no Geração Caldeira uma oportunidade para transformar a sua vida e a de sua família.Ele ainda ressalta que sua participação é, também, uma maneira de servir como exemplo para seu irmão mais novo, que desistiu do processo de seleção.

Eu acho que por esse meio e através de oportunidades como essa, eu posso quebrar esse ciclo de pobreza da minha família.

“Cada não foi um incentivo para eu continuar”

Outro exemplo de persistência é o de Pedro Dutra Ferreira, que, após três tentativas, finalmente conseguiu ser selecionado para o curso de Programação Python. “Participar do Geração Caldeira é um divisor de águas na minha trajetória”, comenta Pedro.

Ele destaca a intensidade do processo seletivo e como cada ‘não’ anterior o impulsionou a melhorar e persistir. “Cada ‘não’ foi um impulso para melhorar, persistir e não desistir dos meus sonhos”, afirma. Para ele, o Geração Caldeira vai além do aprendizado técnico e destaca que o ambiente inovador e a convivência com outros participantes que compartilham a mesma paixão por transformação têm sido uma grande motivação para ele.

O programa está me ajudando a desenvolver soft skills essenciais, como liderança, trabalho em equipe e adaptabilidade.

Com aulas presenciais e bolsa-auxílio de R$ 3 mil, o Geração Caldeira promete transformar a vida desses jovens, proporcionando não apenas capacitação técnica, mas também um ambiente de crescimento e desenvolvimento de habilidades interpessoais. Para muitos, como Juan, Ana e Pedro, o programa representa uma oportunidade única de mudança de vida, tanto para eles quanto para suas famílias e comunidades. 

Ao final do projeto, os participantes estarão prontos para ingressar no mercado de trabalho, com o apoio das empresas parceiras do Campus Caldeira, levando consigo não apenas conhecimentos técnicos, mas também uma rede de contatos e experiências que certamente farão a diferença em suas jornadas profissionais. Com uma história de sucesso que se constrói a cada nova edição, o Geração Caldeira segue cumprindo seu papel de agente transformador, oferecendo aos jovens talentos a chance de escrever um novo capítulo em suas vidas.

Listão dos selecionados para o Geração Caldeira

Programação Python – Adam B., Alessandra B., Anderson C., Andrei A., Bárbara M., Bruno K., Calebe F., Dafni A., Erika S., Gabriel M., Gabriel C., Gabriel G., Gabriel R. S., Gabryel A., Gabriel B., Guilherme C., Henrike B., Henrique M., Isabella R., Jean Pierre R., Jess B., Jhonathan I., João Victor A., João Vitor P., João Vitor M., José N., Julio S., Karoline A., Kethelen F., Kevin B., Lauro M., Lenon S., Lucas D., Luis Fabiano B., Luis Flávio P., Marcelo A., Marcus G., Matheus S., Michele L., Monique V., Nestor N., Pedro F., Rafael L., Rafael M., Raul A., Rene S., Samuel A., Victor B., Vitor O. e Wesley S.

Gestão e Vendas – Alan G., Bruna N., Bruna A., Cezar L., Daniel M., Deivison V., Eduarda G., Eduardo L., Eduardo G., Emanuele F., Fernanda F., Gabriel A., Gabrielly R., Giordano O., Giovana O., Grégori F., Hellene S., Henrique L., Henrique G., Hillary C., Igor R., Isac M., Jonas S., Juan M., Julia B., Juliana S., Kendra D., Kherolyn S., Kimberly A., Larissa C., Larissa S., Leonardo S., Lorenzo C., Luiza S, Maria Eduarda P., Mariana R., May S., Melissa P., Nicolas C., Pedro V., Ricardo S., Rodrigo J., Samuel C., Samuel L., Stella A., Tatiana R., Thaise M., Thales D., Thiago K. e Vitor A.

Programação Java – Alexandre B., Ana Caroline N., Ana Clara L., Ana Júlia J., Bruna M., Bruno S., Caio E., Carolina S., Carolina A., Deborah R., Emerson J., Enrico R., Érika F., Fernanda J., Gabriel F., Gabriel O. F., Gabriel H., Gabriela P., Geovana C., Gustavo C., Hélio A., Henrique A., Henrique V., Isabelle F., João Vítor T., Juan M., Júlia S., Juliana O., Julianne C., Laura R., Leonardo S., Lisiane H., Lorenzo P., Lucas S., Lucas C., Luís R., Luiza S., Maria Clara S., Marisol M., Matheus G., Nathália S., Nicolas B., Nicoly M., Pablo G., Pedro S., Rafael M., Rodrigo W., Sadiana S., Selton H. e Tiago E.

Marketing e Design – Ana Clara P., Andrew B., Andriele G., Annelise K., Bruna R., Bruna S., Cassiani V., Claudia R., Dean E., Eduarda B., Emily M., Evandro J., Felipe M., Gabriel S., Giovana C., Giulia M., Hannah J., Isadora J., Isadora R., Isaias S., João Lucas S., João Pedro M., Juan S., Julia M., Juliane S., Kaillaine L., Laís N., Lara B., Laura S., Lavinia L., Lúcio F., Manoela S., Manuela S., Marcelo S., Maria Eduarda N., Maria Luiza O., Mariana H., Matheus O., Natan C., Nathiele C., Nicolly O., Nicoly C., Pâmela R., Pedro N., Ricardo C., Tábata S., Tobias S., Vitor A., Yasmin C. e Yuri M.