Willian dos Santos, cofundador da Yours Bank, no SXSW 2024

4 takeaways do SXSW 2024 na visão da Yours Bank: “Entender a Geração Alpha é vital para qualquer negócio”

Série especial: leia os depoimentos de quatro empreendedores que foram ao SXSW 2024, a convite do Instituto Caldeira, Dell e Intel®, com Willian dos Santos, cofundador da Yours Bank

O South by Southwest 2024 (SXSW), maior festival de inovação da indústria criativa, chegou ao fim em março, mas as lições que startups brasileiras absorveram no evento permanecerão ecoando. O Instituto Caldeira, em parceria com a Dell Technologies e Intel®, selecionou em dezembro quatro startups para participar do SXSW 2024 com tudo pago, realizado em Austin, no Texas. Após a competição, Pix Force, Yours Bank, School Guardian e Dadosfera.ai saíram vencedoras.

Neste 2º artigo, você vai conferir como foi a experiência de Willian dos Santos, cofundador da Yours Bank:

Ter a oportunidade de vivenciar o SXSW 2024 em Austin, no Texas, junto com o Instituto Caldeira, Dell e Intel foi incrível. Além das palestras, diversas marcas, países e comissões possuem espaços privativos para encontrar fãs, clientes ou associados, criando um ambiente favorável para a apresentação de produtos ou simplesmente um bate-papo.

O meu foco desde o início foi participar de painéis que pudessem ter uma aplicabilidade prática em nosso negócio, um banco digital focado na educação financeira das famílias. Baseado nisso, procurei me aprofundar em temas, como inteligência artificial, privacidade, empreendedorismo, fundraising e novas gerações. Trago aqui meus aprendizados a partir dessa imersão:

Takeaway nº1: Fundraising

Em uma palestra com dois empreendedores que juntos já levantaram mais de 30 milhões de dólares, colhi boas reflexões sobre fundraising. Não é nenhuma novidade que levantar investimentos com venture capital, desde de 2023, está bem mais difícil e o dinheiro para startups ficou bem escasso.

Mas um dado que eles trouxeram me chamou bastante a atenção: tivemos uma queda de 40% nos investimentos em startups entre 2022 e 2023, e do valor investido ano passado, 70% foi para projetos de inteligência artificial. Isso mostra que os investimentos estão se concentrando nesse setor.

Takeaway nº2: Liderança

Outro ponto alto foi a palestra de Mark Cuban e Andrew McCollom. Mark é um investidor serial e dono do clube da NBA, Dallas Mavericks, e Andrew co-fundou o Facebook e hoje é fundador da Philo.

O grande aprendizado que tirei desse painel foi sobre liderança: buscar o meu melhor e ser uma referência para nossos liderados, dado que pessoas capacitadas sempre terão oportunidades em outros lugares, então é papel da liderança reter talentos, a partir de um perfil que inspira outras pessoas.

Fazer com que nossas empresas sejam um ambiente de trabalho engajante, em harmonia com a vida social dos colaboradores, e um local de aprendizado constante é o caminho para reter talentos.

Créditos: Instituto Caldeira

Takeaway nº3: Geração Alpha

Entender como a Geração Alpha pensa e consome também rendeu bons insights. A Geração Alpha é formada por jovens nascidos a partir do ano de 2012, e 70% dos seus pais são Millennials. Entender como esses jovens pensam é importante para qualquer negócio. E, em resumo, o grande aprendizado é que novos hábitos digitais estão sendo formados agora, pois eles já nascem com celular e tablets nas mãos e estão propensos a experimentar novas tecnologias, como dispositivos de realidade aumentada.

Cerca de 49% dos pais desses jovens possuem problemas financeiros, afetando a vida dos jovens e provocando o interesse pela educação financeira desde muito cedo. Esses jovens já participam das decisões em família. Ou seja, as marcas precisam considerar a Geração Alpha.

Takeaway nº4: Inteligência artificial

E por último, o principal tema nesta edição do SXSW foi a inteligência artificial. Peter Deg, VP de Produto e head do ChatGPT trouxe sua visão e da Open AI sobre o tema. Na visão dele, a inteligência artificial nos deixará mais humanos, deixando tarefas repetitivas e rotineiras para aplicações em IA, fazendo com que as pessoas possam se dedicar muito mais a atividades que elas gostam. Além disso, anunciou que o foco da empresa é lançar novas funcionalidades aos poucos para que as pessoas e empresas possam testar aplicações específicas da Open AI.

Veja também o depoimento de Daniel Moura, cofundador da Pix Force.

No próximo artigo dessa série especial sobre os aprendizados de startups brasileiras no SXSW 2024, confira o depoimento de Leo Gmeiner, fundador da School Guardian. Acompanhe tudo pelo blog do Instituto Caldeira.