.switcher-wrap,.navbar-button{display: none;}

Programa
Conecta Caldeira

Pro
gra
ma
Pro
gra
ma

Solucione desafios reais e conecte-se com grandes empresas.

O Conecta Caldeira é o Programa de Inovação Aberta do Instituto Caldeira, que tem como objetivo conectar grandes empresas da Comunidade à Startups de todo o Brasil que tenham soluções para resolver desafios de negócio dessas empresas.

O propósito do programa, além de solucionar os desafios das empresas, é gerar oportunidade de negócio para as startups. Só no ano passado, foram 31 desafios lançados, 575 startups mapeadas e 72 conexões realizadas.

Funcionando em 4 ciclos distribuídos ao longo do ano, cada edição do Conecta trará novas empresas, desafios e startups selecionadas.

como funciona

01
Inscrições

As inscrições para o programa de conexão devem ser feitas até o dia 08 de Maio de 2025.

Confira as empresas participantes:

John Deere, Sicredi, Renner Herrmann, SLC e Webcontinental.

INSCREVA-SE AQUI

 

02
Seleção

Etapa em que é realizada a seleção das startups inscritas. A comunicação das startups selecionadas acontecerá entre 15 e 16 de Maio.

03
Pitch Day

As startups selecionadas participarão de um Pitch Day online onde as empresas definirão quais startups são mais aderentes aos seus respectivos desafios.

Pitch Day –  28 e 29 de Maio

04
Conexão

Após o pitch day, as startups selecionadas participarão de uma reunião de aprofundamento com o objetivo de evoluir para uma possível POC.

Quem pode Participar

Preferencialmente startups que estejam em operação/escala – prontas para apresentar suas soluções às empresas.

01
Como gerar mais eficiência no processo de emissão de documentos para exportação de algodão?

Descrição da imagem
A SLC Agrícola enfrenta um desafio de eficiência operacional no processo de exportação de algodão em pluma. Atualmente, a gestão da documentação pós-embarque é realizada de forma majoritariamente manual, com grande volume de trocas de e-mails entre times internos e parceiros externos, como armadores, certificadoras, despachantes e clientes internacionais. Esse fluxo complexo e descentralizado compromete a agilidade, aumenta o risco de erros humanos, dificulta o acompanhamento do status dos documentos e impacta diretamente no prazo de recebimento do pagamento pelos embarques realizados. A empresa busca uma solução que traga fluidez ao processo, reduza atividades operacionais e aumente a visibilidade e a segurança da informação.

[ Conheça mais detalhes sobre este desafio

O processo de exportação de algodão da SLC Agrícola envolve uma série de etapas críticas que se iniciam com a instrução de embarque (sob regime FOB ou CIF/CFR) e seguem até a emissão da fatura para pagamento e dos documentos que habilitam o recebimento do pagamento. Após o embarque do produto, a empresa precisa reunir e aprovar diversos documentos como BL, certificado de origem, certificado fitossanitário, certificado de fumigação, packing list, entre outros. Esse fluxo documental é operado de forma fragmentada e via e-mail, dificultando a rastreabilidade, a gestão de prazos e a segurança da informação. Em dezembro de 2024, por exemplo, foram processadas mais de 350 exportações.

O tempo médio atual entre a emissão do BL e a finalização de toda a documentação é de 15 dias, sendo que a meta interna é reduzir esse prazo para até 6 dias. As maiores variáveis estão associadas à emissão do BL (dependente do armador, geralmente definido pelo cliente) e à emissão do certificado fitossanitário (realizado pelo MAPA). A ausência de ferramentas adequadas e integradas aos sistemas existentes (SAP, Simple Farm, Gecex, Outlook, Sharepoint) impede uma gestão visual eficiente, atrasando aprovações e dificultando o acompanhamento gerencial. A empresa busca uma solução que permita automatizar etapas do processo, consolidar a documentação em um fluxo centralizado e dar visibilidade a todos os envolvidos — internos e externos — com notificações, gestão de acessos e dashboards de acompanhamento.

 

#Exportação #COMEX #EficiênciaOperacional #AutomaçãoDeProcessos #GestãoDocumental #IntegraçãoDeSistemas #SAP #SimpleFarm #Gecex #Sharepoint #ExportaçãoMarítima #Sistemadegestão #GestãoDaDocumentação #AprovaçãoDeDocumentos

INSCREVA-SE AQUI

02
Como podemos gerar uma especificação e recomendação de produtos e sistemas de pintura de proteção industrial de forma automatizada e em conformidade com as normas técnicas?

Descrição da imagem
A Renner Herrmann enfrenta desafios para escalar e tornar mais eficiente o processo de especificação de tintas e sistemas de pintura para proteção anticorrosiva. O fluxo atual é manual, altamente técnico e depende da consulta a milhares de normas, documentos internos, cases anteriores e validações laboratoriais. Esse processo, além de moroso, é suscetível a erros e depende fortemente da experiência dos profissionais. A empresa busca uma solução que centralize e organize essas informações, permitindo gerar recomendações assertivas de forma mais ágil e padronizada, reduzindo o tempo de resposta ao cliente e aumentando a confiabilidade técnica das indicações.

[ Conheça mais detalhes sobre este desafio

A Renner Coatings lida com uma grande variedade de tintas e perfis de clientes, o que exige alto nível de personalização e conformidade técnica em cada recomendação de pintura. O processo tem início com uma solicitação do cliente, intermediada pela Central de Soluções Renner (CSR) e direcionada à assistência técnica. Essa equipe, composta por especialistas com formação em inspeção de pintura, precisa consultar um banco com mais de 5.000 normas (em inglês e português), revisar documentos em PDF no OneDrive, acessar planilhas com históricos de casos e, em alguns casos, acionar laboratórios internos ou externos para validações adicionais. A elaboração do documento técnico com a recomendação adequada pode levar de um turno até uma semana, conforme a complexidade do pedido.

Para superar esse desafio, a Renner busca uma solução inteligente capaz de consolidar, organizar e interpretar todas as normas, históricos de especificações e dados técnicos atualmente dispersos entre diferentes fontes. A partir da solicitação da área comercial, essa ferramenta deve ser capaz de sugerir, com alta confiabilidade e agilidade, o sistema de pintura ideal para cada aplicação. O objetivo é eliminar o processo manual — hoje moroso e sujeito a erros —, reduzir o tempo de resposta nas cotações e garantir indicações tecnicamente corretas, evitando prejuízos causados por falhas na especificação. A solução deve permitir filtros por setor, norma ou tipo de uso, apoiar a padronização das recomendações e oferecer escalabilidade para atender com eficiência um portfólio extenso e diverso. Espera-se, com isso, ganhos consistentes em agilidade, redução de erros, conformidade técnica e eficiência operacional.

 

#AutomaçãoDeProcessos #InteligênciaArtificial #GestãoDoConhecimento #EficiênciaOperacional #PinturaIndustrial #NormasTécnicas #RecomendaçãoDeProdutos  #Indústria #LATAM

INSCREVA-SE AQUI

03
Como podemos solucionar de forma ágil e eficiente os problemas de manutenção de máquinas, através do processamento de informação e conhecimento prévio?

Descrição da imagem
A John Deere enfrenta desafios relacionados à eficiência na manutenção corretiva de suas máquinas agrícolas. Hoje, o tempo de atendimento varia conforme a experiência individual dos técnicos, já que grande parte do conhecimento está dispersa entre manuais, sistemas, planilhas e, muitas vezes, na memória dos profissionais mais experientes. O processo é pouco padronizado, de difícil acesso e não aproveita de forma sistemática o histórico de falhas e soluções anteriores. A empresa busca uma solução que centralize e torne acessível esse conhecimento técnico, integrando diferentes fontes de informação para agilizar diagnósticos, reduzir o tempo de máquina parada e aumentar a eficiência das operações de manutenção.

[ Conheça mais detalhes sobre este desafio ]

Na John Deere, quando uma máquina apresenta uma falha, o técnico responsável realiza o atendimento com base em informações disponíveis em sistemas como SAP, manuais armazenados em pastas do Microsoft e no próprio sistema da máquina. Porém, essas fontes são descentralizadas, com baixa padronização, e dificultam uma análise rápida — especialmente em equipamentos de maior complexidade, cujo diagnóstico pode levar de 5 a 6 horas. Em média, são cerca de 100 famílias de máquinas, cada uma com até cinco tipos diferentes de manuais, totalizando mais de 500 documentos técnicos em diferentes idiomas e formatos. Em muitos casos, os técnicos precisam recorrer à experiência de colegas mais antigos ou interpretar sinais iniciais fornecidos pela máquina para buscar o caminho certo entre múltiplas ferramentas disponíveis, o que compromete a agilidade e a padronização do processo.

Para superar esse desafio, a empresa busca uma solução inteligente que consolide o conhecimento técnico e histórico de manutenção em uma base estruturada, padronizada e de fácil acesso. Essa ferramenta deve ser integrada aos sistemas SAP e Microsoft, permitir consultas rápidas em campo, indicar soluções com base em manuais e ocorrências anteriores, e possibilitar o registro contínuo de aprendizados, alimentando o sistema com novas resoluções. O objetivo é democratizar o acesso à informação, garantir o cumprimento do takt time (de 9 a 60 minutos), reduzir o tempo de máquina parada e aumentar a eficiência dos atendimentos, tornando o conhecimento técnico acessível a todos os profissionais, independentemente de seu nível de experiência.

 

#GestãoDeManutenção #ManutençãoAgrícola #GestãoDoConhecimento #EficiênciaOperacional #IntegraçãoDeSistemas #AutomaçãoDeProcessos #SAP #Microsoft365 #DiagnósticoÁgil

INSCREVA-SE AQUI

04
Como estimular a criatividade e o raciocínio crítico na criação de projetos por crianças e adolescentes a partir de uma solução digital?

Descrição da imagem
O Sicredi busca soluções que estimulem o pensamento crítico e a criatividade de crianças e adolescentes na construção de projetos escolares. A iniciativa é realizada em parceria com escolas públicas e envolve um programa estruturado com apoio pedagógico e assessoria especializada. O desafio surge especialmente após a etapa inicial do programa, quando os alunos começam a definir os projetos práticos e muitas vezes apresentam ideias repetitivas ou limitadas ao universo dos trabalhos manuais. A organização procura uma ferramenta digital leve, acessível e que amplie as possibilidades de aprendizagem, incentivando os estudantes a pensar de forma mais estratégica, inovadora e conectada com a realidade local. Vale ressaltar que atualmente o processo todo é analógico e que se busca uma solução digital para complementar e não substituir como é feito hoje.

[ Conheça mais detalhes sobre este desafio ]

O desafio está inserido em um programa que ocorre em parceria com escolas públicas, envolvendo estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Após uma formação inicial sobre temas como inovação e cooperativismo, os alunos são conduzidos por um jogo analógico com fases e missões que culminam na criação de uma cooperativa escolar. No entanto, no momento de idealizar os projetos dessa cooperativa, muitos estudantes demonstram limitações em propor soluções criativas e relevantes, restringindo-se a ideias “óbvias” ou pouco conectadas com os desafios do seu território.

O Sicredi busca uma solução digital que, além de incentivar a criatividade, ajude a desenvolver habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. A ferramenta precisa ser compatível com a infraestrutura de escolas públicas (sem dependência constante de internet e com baixo uso de processamento), além de garantir segurança no uso dos dados e controle de acesso aos conteúdos. Idealmente, a solução pode ser híbrida, integrando elementos digitais ao modelo analógico já existente. O objetivo é apoiar os professores e orientadores no processo pedagógico, tornar os projetos mais significativos e potencializar o impacto formativo do programa nas comunidades escolares.

 

#Educação #PensamentoCrítico #Criatividade #TecnologiaNaEducação #InclusãoDigital #Gamificação #DesenvolvimentoDeHabilidades #AprendizagemAtiva #JuventudeInovadora #EdTech

INSCREVA-SE AQUI

05
Como qualificar catálogos com um número grande de itens de forma rápida e com baixo custo?

Descrição da imagem

A WebContinental precisa lidar com um catálogo massivo, composto por cerca de 6 milhões de itens cadastrados por mais de 3.500 vendedores, com aproximadamente 100 mil atualizações de produtos por mês. Atualmente, a verificação da qualidade desses dados — como imagens, descrições, dimensões e direitos de uso de marca — é feita manualmente, o que gera lentidão na publicação dos produtos e perda de oportunidades de venda. O desafio é aumentar a eficiência desse processo, reduzindo o tempo e o custo de qualificação dos itens sem comprometer a qualidade ou a conformidade das publicações nos marketplaces parceiros.

[ Conheça mais detalhes sobre este desafio ]

Com um volume crescente de produtos e atualizações, a WebContinental enfrenta gargalos operacionais na validação dos dados inseridos pelos sellers em seu sistema e nos marketplaces integrados. O processo de revisão — que exige conferência de imagens, descrições, peso, dimensões, tags e aspectos legais — é manual, moroso e sujeito a erros. Pode ocorrer que os produtos sejam rejeitados pelos marketplaces por falta de padronização, inconsistências ou violações de políticas (como uso indevido de marcas registradas). Esse cenário compromete o tempo de publicação, gera retrabalho e resulta em perda de receita.

Para resolver esse desafio, a empresa busca uma solução tecnológica escalável, com alta acuracidade e capaz de automatizar etapas críticas da qualificação do catálogo — como validação de informações, identificação de inconsistências, enriquecimento de dados e aplicação de regras de conformidade. A ferramenta deve ser de fácil integração com os sistemas internos e com as plataformas parceiras, permitir ganhos operacionais significativos e manter a qualidade das publicações. A expectativa é aumentar a produtividade, agilizar a entrada de novos produtos no ar e garantir uma melhor experiência tanto para os vendedores quanto para os consumidores finais.

#Ecommerce#CatálogoDigital #AutomaçãoDeProcessos #QualidadeDeDados #RetailTech #Marketplace #Escalabilidade #DataValidation #ExperiênciaDoCliente #EficiênciaOperacional

INSCREVA-SE AQUI

X