Programa
Conecta Caldeira

Pro
gra
ma
Pro
gra
ma

O Conecta Caldeira tem como objetivo conectar as empresas fundadoras do Instituto Caldeira com as startups que tenham soluções para resolver os desafios de negócio dessas organizações.

O programa também o propósito de criar oportunidades para as startups e gerar prosperidade e visibilidade para o ecossistema de inovação gaúcho e brasileiro por meio destas conexões.

Nesta edição, trabalharemos com 6 grandes temas, que serão lançados a cada 2 meses. Cada tema envolverá a participação de novas empresas, desafios e startups selecionadas.

Para o primeiro tema desta edição, iremos focar nos desafios relacionados à área de Recursos Humanos. Assim, buscamos startups que possam solucionar os desafios abaixo.

Como
funciona

01
Inscrições

As inscrições para o programa de conexão devem ser feitas entre o dia 13 de maio até o dia 04 de junho.

02
Seleção

Etapa em que é realizada a seleção das startups inscritas. A comunicação das startups selecionadas acontecerá até 07/07.

No dia 12/07 às 17h haverá um encontro para instruções e esclarecimento de dúvidas para o Demoday

03
Demoday

As startups selecionadas participarão de um pitch day online com a banca caldeira onde serão selecionada as startups por desafios. Além disso uma Startup Destaque será escolhida entre todas as startups que chegarem até a final.

Pitch Day – 22/07 e 23/07

04
Conexão

Entre 23/07 e 30/07, as empresas entrarão em contato com as startups para alinhamentos sobre a execução da POC

Premiação

Além da oportunidade de fazer negócio com as empresas fundadoras do Caldeira, o programa Conecta oferece as seguintes premiações às participantes:

As startups que se conectarem com as empresas terão créditos para usar as instalações do Instituto Caldeira por 1 ano, a partir de Agosto de 2021, além de uma data para a utilização do espaço da Caldeira.

A banca avaliadora também irá escolher a Startup Destaque da edição, que terá direito a créditos para usar as instalações do Instituto Caldeira por 2 anos, a partir de Agosto de 2021, além de duas datas anuais para a utilização do espaço da Caldeira.

Quem pode Participar

Preferencialmente startups que estejam no estágio de desenvolvimento de produto, com pelo menos um MVP (Produto Mínimo Viável), ou prontas para apresentar suas soluções às empresas.

01
Comunicação interna e engajamento

Temos o desafio de melhorar o conhecimento e a comunicação dos processos entre as áreas da empresa, assim como o engajamento dos colaboradores. Hoje, enfrentamos um problema de comunicação dos processos operacionais das áreas internas. Este problema causa retrabalho, baixa sinergia e engajamento.

Para este desafio, buscamos soluções que possam facilitar a comunicação interna, tanto entre colaboradores quanto entre gestores das áreas, que auxiliem no processo de transparência das informações estratégicas da empresa e que facilitem o processo de onboarding de novos colaboradores.

Inscreva-se neste desafio!

02
Sistemáticas e metodologias para avaliação e reconhecimento de performance

Temos o desafio de encontrar um ambiente formal de avaliação e reconhecimento de desempenho. Hoje, o processo de avaliação de performance é feito de forma lenta e morosa, com critérios subjetivos de avaliação, além de não ser aplicado amplamente em algumas empresas. Este problema traz efeitos negativos, como a desmotivação dos colaboradores, a baixa performance nas metas dos negócios, a não adequação das pessoas certas nas posições-chave e dificuldade na retenção de talentos.

Por isso, buscamos soluções tecnológicas com sistemas integrados de avaliação de desempenho e acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores. Visamos ferramentas eficazes, de fácil aplicação para acompanhar e reconhecer as potencialidades dos colaboradores a curto, médio e longo prazo.

Inscreva-se neste desafio!

03
Retenção e desenvolvimento de talentos

A concorrência pelos talentos, anteriormente bem delimitada com players locais, ampliou-se e o contexto da pandemia eliminou barreiras físicas que antes poderiam ser dificultadoras para a mobilidade das pessoas. Além disso, lidamos com a dificuldade de oferecer pacotes de benefícios mais robustos e atrativos em relação a outras empresas. Com isso, enfrentamos a problemática de baixa retenção de talentos digitais e evasão do capital intelectual. Este problema causa incerteza entre os colaboradores que ficam, impactando na imagem interna e na confiança que eles têm no seu crescimento dentro da empresa, além de trazer dificuldade na continuidade de projetos, visto o gap gerado pela reposição dos talentos.

Por isso, buscamos soluções que possam auxiliar na retenção dos colaboradores do negócio e no aumento do nível de satisfação e que destaquem as forças e o propósito da empresa. Visamos soluções que conectem os colaboradores com as fortalezas da empresa e/ou que ofereçam sistemas de benefícios diferenciados, fugindo do que é mais tradicional. Buscamos também soluções que ofereçam treinamento online e capacitações, com espaço dedicado para armazenamento e compartilhamento de conteúdo.

Inscreva-se neste desafio!

04
Plataforma integrada de gestão de pessoas

Temos o desafio de dar visibilidade aos gestores de como estão as pessoas dos seus times. Hoje, enfrentamos dificuldades com a falta de gerenciamento integrado de informações de performance das pessoas e suas posições dentro da empresa. Com isso, temos o desafio de manter as pessoas certas nas posições-chave dentro das empresas. Como efeitos negativos enfrentamos uma baixa performance nas metas do negócio, além de baixa satisfação dos colaboradores.

Para este desafio buscamos soluções que possam trazer de forma integrada, visual e em tempo real, para os gestores e os próprios colaboradores, métricas de desempenho como: metas, salários, resultados, ações de PDI, feedbacks formais com espaço para anotações do gestor e colaborador.

Inscreva-se neste desafio!

05
Experiência da jornada do colaborador

Temos o desafio de proporcionar uma experiência fluida na jornada do colaborador. Hoje por falta de integração tecnológica nos processos de gestão de pessoas, enfrentamos problemas com os diversos pontos de contato e informações na jornada dos colaboradores. Assim, temos dificuldade em proporcionar uma melhor experiência, que encante os talentos para que queiram permanecer na empresa. Como resultado disso, lidamos com um baixo engajamento de alguns colaboradores, enfrentamos rotatividade espontânea e notamos que as pessoas têm percepções distintas sobre qual é a jornada do colaborador na empresa.

Para enfrentar esse desafio, buscamos soluções que ajudem a desenvolver uma jornada que permita aos colaboradores conhecer e interagir com o que for estratégico para a gestão de pessoas. Visamos soluções que possam integrar-se a ferramentas internas da empresa e que transmitam ao colaborador uma visão clara da sua trajetória, melhorando, assim, sua experiência dentro da empresa.

Inscreva-se neste desafio!