Programa
Conecta Caldeira

Pro
gra
ma
Pro
gra
ma

O Conecta Caldeira é um programa que tem como objetivo conectar as empresas fundadoras do Instituto Caldeira com Startups, que tenham soluções para resolver desafios de negócio das empresas.

O propósito do programa é solucionar desafios das empresas, além de gerar oportunidade de negócio para as startups. Buscamos gerar prosperidade e visibilidade para o ecossistema de inovação gaúcho e brasileiro através desta conexão.

Trabalharemos em 8 grandes temas, que serão distribuídos ao longo do ano. Cada tema receberá uma edição própria, com novas empresas, desafios e startups selecionadas.

Para o sexto tema do ano, iremos trabalhar com desafios relacionados a Logística e Sustentabilidade . As empresas Tintas Renner, Unifértil, Dado Bier, Renner e Grendene se juntaram com o objetivo de resolver 5 grandes desafios sobre o tema.

Como
funciona

01
Inscrições

As inscrições para o programa de conexão devem ser feitas até o dia 15 de maio de 2022.

02
Seleção

Etapa em que é realizada a seleção das startups inscritas. A comunicação das startups selecionadas acontecerá até 03/junho.

No dia 08/jun às 11h haverá um encontro para instruções e esclarecimento de dúvidas para o Pitch Day.

03
Demoday

As startups selecionadas participarão de um pitch day online com a banca caldeira onde serão selecionada as startups por desafios. Além disso uma Startup Destaque será escolhida entre todas as startups que chegarem até a final.

Pitch Day – 15 e 16/junho das 09 as 12h

04
Conexão

Após o pitch day, as empresas entrarão em contato com as startups para alinhamentos sobre a execução da POC

Premiação

Além da oportunidade de fazer negócio com as empresas fundadoras do Caldeira, o programa Conecta oferece as seguintes premiações às participantes:

As startups que se conectarem com as empresas terão créditos para usar as instalações do Instituto Caldeira por 6 meses, a partir de julho de 2022.

A banca avaliadora também irá escolher a Startup Destaque da edição, que terá direito a créditos para usar as instalações do Instituto Caldeira por 6 meses, a partir de julho de 2022.

Quem pode Participar

Preferencialmente startups que estejam no estágio de desenvolvimento de produto, com pelo menos um MVP (Produto Mínimo Viável), ou prontas para apresentar suas soluções às empresas.

01
SOLUÇÕES PARA OTIMIZAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO DE CARGAS

A concentração de vendas em alguns períodos específicos do mês, e a dificuldade de conciliar agendas de recebimento dos clientes com os tempos de nossas entregas, fazem com que tenhamos aumento de despesas logísticas e do Prazo Médio de Recebimento. Os nossos setores de logística, financeiro e comercial acabam sendo impactados pelos problemas relacionados aos processos atuais de conciliação das cargas, que são manuais e não automatizados.

Buscamos soluções em Sistemas de Gestão de Transporte, que permitam sofisticar nosso sistema de forma que ele possa integrar as baixas das entregas, considerando informações de rastreamento e sincronizando com nosso e-commerce.

Inscreva-se aqui!

02
SOLUÇÕES PARA GESTÃO DE PEDIDOS, CARREGAMENTOS E ENTREGAS

O processo manual e extemporâneo de solicitações de carregamento causa desencontros de informações, gerando confusão entre os clientes e as diferentes áreas internas da empresa. As informações desencontradas diminuem a produtividade, prejudicam a previsibilidade da operação e causam insatisfação em clientes e caminhoneiros.

Buscamos soluções mobile e web que facilitem a transmissão de informações de pedidos e entregas entre a nossa empresa, os motoristas de caminhão e os nossos clientes, centralizando a coleta das informações e disponibilizando-as de maneira integrada a todas as partes. Esperamos que a solução seja vinculável com nosso ERP, tanto para alimentá-lo como para extrair informações dele.

Inscreva-se aqui!

03
SOLUÇÕES PARA INTEGRAÇÃO E CENTRALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS ENRE SISTEMAS

Atualmente, não existe uma interface direta entre os nossos sistemas de gestão e os sistemas das transportadoras. Isso faz com que nossa equipe de Expedição e nossa Central de Soluções passam mais tempo do que o desejado na atividade de conciliar as informações, verificar os documentos fiscais e certificados e disponibilizar dados para os clientes.

Buscamos soluções que façam uma conexão e sincronia das informações de pedidos e entregas entre os nossos sistemas e os sistemas das transportadoras, que permitam conectar as informações referentes a pedidos e as documentações necessárias para entregas. O sistema deve ser capaz de apresentar as informações relevantes a ambas as partes em formatos de dashboard, fornecendo as informações e permitindo consultas numa interface amigável.

Inscreva-se aqui!

04
OTIMIZAÇÃO DE ENTREGAS COM CLOUD SUPPLY CHAIN

Atualmente, dificuldades tecnológicas de rastreamento e gestão de recursos, e dificuldades fiscais para operar diferentes percursos dificultam a gestão em tempo real dos recursos de logística. Além dos problemas relacionados à produtividade interna, isso causa uma diminuição na satisfação do cliente, tanto no online como no offline.

Buscamos soluções flexíveis que conectem o mundo físico e o digital na gestão logística, reduzindo custos e prazos de transporte e aumentando a ocupação de veículos de transporte e operações, permitindo dar uma visibilidade e reatividade à cadeia logística (Cloud Supply Chain) com maior acuracidade na consideração de recursos físicos em um ambiente virtual. As soluções devem munir tecnologicamente os recursos da logística para permitir a gestão em tempo real dos recursos e permitir gestão integrada, preferencialmente utilizando Inteligência Artificial para sugerir ações na malha logística de forma dinâmica e real time.

Inscreva-se aqui!

05
SOLUÇÕES INOVADORAS E SUSTENTÁVEIS PARA A OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS DAS EMBALAGENS DOS PRODUTOS

Buscamos soluções para embalar produtos garantindo que ele chegue ao consumidor final de maneira íntegra, garantindo uma boa experiência, com menor custo e melhor gestão da utilização de materiais em todos canais de venda: loja física proprietária, loja física franqueada, loja física multimarca e loja online (e-commerce) proprietária. Acerca desse desafio, espera-se que as soluções apresentem ideias e modelos de negócios inovadores, de modo a contemplar características como:

  • matéria-prima sustentável (a sustentabilidade é uma premissa para a Grendene);
  • modelo de negócio comercialmente viável e com alto potencial de escalabilidade;
  • produto embalado possa viajar o Brasil inteiro e chegar em bom estado ao consumidor final (não amasse);

As soluções apresentadas podem focar em diferentes visões para atender esse desafio, por exemplo: matéria prima, processo de montagem, plataforma ou modelo de negócio.

Hoje, lançamos mais de 100 novos modelos de produtos por mês em todas as nossas marcas, resultando em uma média de 130 milhões de modelos de produtos por ano. Além disso, a variedade de produtos e marcas é alta. Sendo assim, é imprescindível que as soluções sejam escaláveis.

Inscreva-se aqui!

X