Fernando COO Zenit

Zenit, a “Netflix da Saúde”, quer incluir os sedentários na cultura fitness

Em meio a enorme oferta de conteúdos online para prática de exercícios físicos, como uma startup consegue se diferenciar neste mercado? No caso do Zenit, a aposta para não cair no senso comum tem sido priorizar um público que nunca se encaixou na cultura fitness: os sedentários.

Startup da comunidade Caldeira, fundada há 7 anos e lançada ao mercado em 2022, o Zenit oferece uma plataforma de treinos online que agrega atividades como yoga, artes marciais e crossfit, desenvolvendo um diagnóstico individual e trilhas para cada usuário. Atualmente, a empresa acumula mais de 40 mil assinantes.

Segundo o IBGE, mais de 80% da população brasileira é sedentária ou possui algum transtorno psicológico. O Zenit oferece uma alternativa prática, eficiente e acessível para combater esses dois problemas ao mesmo tempo, equilibrando corpo e mente para um dia a dia com mais bem-estar e saúde.

No início de nossa jornada, o diferencial competitivo foi, sem dúvidas, o marketing digital. Temos 7 milhões de seguidores somando todas nossas redes sociais e sempre tivemos a expertise de converter esse público em assinantes, explica Fernando Teitelbaum, cofundador e COO da healthtech.

Considerada a “Netflix da Saúde”, a empresa recebeu recentemente um aporte de R$ 1,3 milhão, captado através de crowdfunding via Captable, outra residente do Instituto Caldeira.

A parceria entre as duas empresas nasceu a partir de uma conversa ocasional entre Teitelbaum e Guilherme Enck, cofundador da Captable, durante o South Summit Brazil 2023. Como ambas faziam parte do hub de inovação, a negociação foi acelerada.

Para o COO do Zenit, fazer parte do Instituto Caldeira não só facilita a geração de conexões, mas antes de tudo traz a confiança e disposição para fomentar parcerias entre seus membros.

Temos um produto robusto e um algoritmo de indicação de treinos já bem refinado, então com o aporte conquistado queremos expandir nossa base de usuários e tirar do chão nosso projeto de B2B.

O Zenit tem buscado tracionar o modelo de vendas para empresas e, desde o aporte, já firmou 10 contratos com marcas como a rede Accor e o Banco do Brasil.

No total, 244 investidores participaram da rodada de equity crowdfunding, com destaque para os coinvestimentos realizados pela Oikos, um multi family office do Distrito Federal, e Spalla Partners, uma empresa de investimentos capitaneada por ex-executivos do Grupo RBS.

Segundo Teitelbaum, embora haja grande oferta de apps fitness, o mercado brasileiro é tão virgem que ainda permite muitas oportunidades de crescimento, sobretudo ao olhar para o público sedentário.

“Isso permite que mesmo empresas com churn alto, o que não é nosso caso, possam crescer no segmento. Mesmo assim, estamos nos antecipando a esse cenário, pois entendemos que ele não é uma fórmula que vai durar para sempre”.

Mercado de health techs

O mercado health techs cresce exponencialmente em todo mundo. Em 2022, o segmento ultrapassou a marca dos US$ 145 bilhões no mercado global.

No Brasil não é diferente. O mercado de digital health no Brasil movimentou mais de R$ 14,5 bilhões em 2022, tendo uma projeção de crescimento de 10,8% ao ano até 2027 (podendo alcançar o patamar de R$ 24,5bi). Atualmente, segundo o IBGE, mais de 80% da população brasileira é sedentária ou possui algum transtorno psicológico.

Gestão sustentável 

Apenas em 2022 o Zenit conquistou sua primeira captação. Fundada em 2016, até então a empresa cresceu sem investimentos externos. 

“Nos primeiros 6 anos de história da empresa, seguimos uma trajetória 100% bootstrap, crescendo a partir dos nossos próprios resultados. Em 2022, às vésperas do lançamento da marca Zenit e do novo app, realizamos nossa primeira rodada de seed, dobrando nossa base de assinante para em torno de 40 mil pessoas nos meses seguintes”, explica Teitelbaum. 

Trajetória do Zenit

O Zenit é uma healthtech que oferece práticas online e estratégias individualizadas para a construção de um estilo de vida saudável, dentro da realidade de cada aluno.

Através de um diagnóstico online, a empresa desenvolve estratégias baseadas nas características e necessidades individuais de cada usuário. Tudo na tela do celular, sem aparelhos e dedicando menos de 30 minutos por dia. 

O Zenit fatura cobrando uma anuidade do serviço, que vai de R$ 9,9 a R$ 29,9 por mês. A empresa também investe em upselling, elevando o ticket médio dos usuários por meio de programas de mentorias.