scroll

“Somos cria do Caldeira”. Dessa forma o confundador e CEO do Yours Bank, Felipe Diesel, se refere ao hub de inovação, que desde o início foi a casa da fintech em Porto Alegre.

Somos de Santa Rosa, que fica a uma distância de sete horas da capital. O Instituto Caldeira tornou possível a nossa vinda para cá. Fomos muito bem recebidos e abraçados pelo ecossistema, que nos deu segurança e ferramentas para crescer”, relembra.

E olha onde eles chegaram. Essa semana, foi oficializado o aporte de R$ 5 milhões do Banco do Brasil na fintech gaúcha de educação financeira, que tem como missão de levar inteligência financeira para crianças e adolescentes do país. A captação foi feita junto ao BB Ventures, primeiro investimento exclusivo do programa Corporate Venture Capital do Banco do Brasil que realiza investimentos minoritários em startups com sinergia aos negócios do Banco.

A empresa já havia recebido um investimento de R$ 1,2 milhão recebido no ano passado, em rodada de aceleração da Ventiur. A empresa conta com 13 colaboradores distribuídos em diferentes estados. Em maio deste ano, foi a grande vencedora da Competição de Startups da South Summit, evento que reuniu 20 mil pessoas em Porto Alegre.

Diesel comenta que esse investimento facilitará o processo de crescimento da startup.

O casamento entre Yours Bank e Banco do Brasil vai nos ajudar muito além da parte financeira. Isso engloba todo o nosso processo de crescimento e expansão. Vamos poder aprender com eles desde o sistema bancário a canais de desenvolvimento e com isso teremos mais recurso, e pessoas, para focar no que nos faz diferentes, que é a inteligência financeira para os jovens”, comemora o empreendedor.

O foco da startup é ensinar aos jovens, desde cedo, a terem uma vida financeira saudável e o que é preciso fazer para guardar e investir dinheiro. Tudo para que, ao chegarem na idade adulta, tenham menos dificuldades em administrar os gastos e, assim, evitando o endividamento.

A relação com o Instituto Caldeira

A head de Startups do Instituto Caldeira, Debora Chagas, relembra que a Yours Bank participou do primeiro programa de startups do Caldeira, em agosto de 2021. “Eles fizeram parte da turma um do Ebulição, ainda eram early stage, e desde lá foram muitas conexões com empresas e fundos de investimentos realizadas e apoio para a estruturação do negócio. É muito gratificante ver esse crescimento”, comenta.

Debora destaca a decisão dos sócios de sair de Santa Rosa e se fixar em Porto Alegre, no caso, no Caldeira. “Eles se organizam para crescer, estão mais próximos de outros players e isso vai gerar ainda mais conexões”, projeta.

O empreendedor concorda. “O Ebulição foi muito importante nas conexões, construção de canais e fortalecimento da nossa operação”, reforça.

A história da fintech 

Tudo começou quando Diesel, que tem mais de 20 anos de experiência na área da educação, atuando como professor e diretor de escola, percebeu uma oportunidade de negócio ao detectar a dificuldade dos jovens quando o assunto era educação financeira. Assim, se uniu a Willian dos Santos e, juntos, decidiram criar uma solução que, além de possibilitar uma conta bancária ao jovem, também disponibiliza o acesso à educação.

A plataforma busca trabalhar a educação financeira de diferentes formatos: seja através da possibilidade de aplicação ou da disponibilização de conteúdos dentro e fora do seu aplicativo. A intenção, no fim, é sempre instruir o jovem a utilizar o seu dinheiro da melhor maneira, como lembrou o gestor em entrevista concedida no final do ano passado para o blog do Caldeira.

Queremos transformar a vida dos nossos usuários, crescendo e amadurecendo junto deles, além de resolver as suas vidas financeiras”, completa o CEO.