VTEX adquire gaúcha Suiteshare; nova operação terá sede no Instituto Caldeira
O ecossistema de inovação gaúcho tem mais uma grande novidade. A VTEX, empresa global de comércio digital que atende mais de 2,5 mil lojas on-line em 32 países, anunciou nesta terça-feira (1) que adquiriu a startup gaúcha Suiteshare, uma plataforma brasileira que permite que as marcas vendam e prestem atendimento ao cliente via WhatsApp. A operação ficará sediada no Instituto Caldeira, o sexto escritório da VTEX no Brasil, e o primeiro na Região Sul. Aliás, foi direto da nova sede que os fundadores da Suiteshare fizeram o comunicado para os seus cerca de 25 colaboradores.
Desde o nosso primeiro dia quisemos ser uma plataforma global, mas vimos que isso não seria algo fácil. Aí, de repente, a gente vê que tem alguém que pode nos levar longe junto. Estamos muito entusiasmados em nos juntarmos à equipe da VTEX para criar, em conjunto, soluções líderes no mercado para o futuro do comércio digital”, afirma o CEO e cofundador da Suiteshare, Maicon Ferreira.
Ele e os outros dois sócios fundadores permanecem na operação, agora, como gestores de áreas dentro da Product Business Unit (PBU) de chatbot commerce que está sendo criada. Todos os colaboradores também seguem na empresa.
Ferreira comenta que a decisão de sair da sede da Suiteshare em Gravataí inaugura o modelo de trabalho híbrido de trabalho. Além disso, é a oportunidade de estar próximo a um ecossistema de inovação pujante. “Estar aqui no Instituto Caldeira vai nos proporcionar um ambiente que a gente não tinha, de muita interação com outros players”, destaca.
Fundada em 2018 na região metropolitana de Porto Alegre, a Suiteshare funciona como uma extensão digital das contas do WhatsApp, o que ajuda as empresas a conectar clientes com diferentes pontos de contato de serviço.
Foram quatro meses de negociações que começaram sem a pretensão de uma venda. O empreendedor lembra que a ideia era se aproximar da VTEX para desenhar uma integração com a plataforma da Suiteshare. Até que em uma das conversas com Mariano Gomide, cofundador e co-CEO da VTEX, veio a proposta. Antes de fechar negócio com a VTEX, a startup gaúcha já tinha recebido propostas de players como Zenvia, RD Station e Locaweb. “Cerca de 60% da nossa carteira também é de clientes da VTEX. Vimos que teríamos muita complementariedade, sem falar na cultura das duas empresas, que é muito parecida. Vamos chegar onde a gente sempre quis, que é nos tornamos uma plataforma global, tendo ao nosso lado a VTEX e todo o networking que eles têm no mundo”, projeta o empreendedor.
A solução da startup gaúcha permite às marcas distribuir as demandas entre as lojas físicas e dar suporte às operações dos franqueados. Ao acessar um chat no site ou clicar em um link na rede social da marca, o cliente é reconhecido por georreferenciamento e encaminhado digitalmente a um vendedor da loja mais próxima.
A aquisição marca o próximo passo da VTEX ao permitir que os varejistas ofereçam experiências de compras modernas, práticas e interativas a seus clientes. A Suiteshare já proporciona experiências de vendas conversacionais para os principais varejistas do Brasil e da América Latina, como a Lacoste, The North Face, Reserva, Grupo Soma, Natura, Tramontina, Track & Field e Mary Kay.
Operamos em um mundo voltado para as mensagens, onde os clientes estão pressionando as marcas a oferecer experiências conversacionais em tempo real que pareçam autênticas e naturais. Com esta aquisição, possibilitamos às empresas oferecer um serviço ainda mais completo e integrado em todos os canais para captar, ativar e atender a seus clientes”, aponta Gomide.
Há uma clara mudança nas expectativas dos consumidores em termos de interações mais personalizadas e imediatas com as marcas. O uso de aplicativos de mensagens ultrapassou recentemente as plataformas de mídia social com 20% mais usuários ativos, e uma pesquisa do Facebook mostra que 66% dos consumidores estão mais confiantes em fazer uma compra quando uma empresa usa aplicativos de mensagens. Com a aquisição da Suiteshare, a VTEX aposta que proporcionará uma plataforma que permitirá que seus clientes alcancem e vendam para os usuários do WhatsApp em todo o mundo.
A Suiteshare é uma das retailtechs presentes no levantamento realizado pelo Instituto Caldeira e Sebrae RS, que destaca startups gaúchas que devem fazer a diferença neste ano em sete verticais do mercado.