scroll

A Todo Cartões, startup gaúcha que opera os cartões presentes dos maiores varejistas do País, como Riachuelo, Centauro, Outback, RiHappy, Arezzo e Havaianas, acaba de ser adquirida pela InComm Payments, líder global em tecnologia de pagamentos. Os valores da transação não foram divulgados.

A empresa de Porto Alegre, fundada por empreendedores oriundos de universidades como Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), continuará operando em suas unidades da capital gaúcha e de São Paulo. E irá avançar na sua oferta. 

“Com a aquisição, seremos o time local da InComm Payments, com a perspectiva não só de atender o Brasil, mas de exportar a nossa inteligência e tecnologia para as demais operações da companhia no mundo”, celebra o CEO e cofundador da Todo Cartões, João Espindola. Isso deve acontecer na medida em que a multinacional não possui uma equipe de desenvolvimento no Brasil. 

Ao seu lado na startup estão Gregório Rados e Filipe Fortes – todos seguirão no negócio, agora na função de executivos do player global.

Vamos fazer mais do que já fazemos e levar ainda mais tecnologia para o varejo. Queremos ser o terceiro hub de tecnologia no mundo, ao lado dos Estados Unidos e Japão. Temos muitos talentos aqui no Brasil – Rados

As negociações começaram no início de 2020 e se estenderam ao longo do ano, em função do cenário incerto gerado pela Covid-19. Mas, Espindola lembra exatamente de quando essa perspectiva da transação se tornou real. “Recebemos a oferta de compra em 12 de março, mesmo dia que mandamos todos os nossos colaboradores para o home office e que eu precisei cancelar o meu casamento, que seria na semana seguinte, em função da pandemia. Vivi tudo isso em um único dia”, recorda.

A Todo Cartões tem o maior portfólio de cartões presente do Brasil. São mais de 15 mil lojas clientes e pertencentes a mais de 70 varejistas. Ao longo de sua trajetória, desenvolveu soluções omnichannel que agregam o processamento dos cartões presentes e listas de presentes, que são ligadas às lojas físicas e on-line dos varejistas. 

Além disso, também é responsável por distribuir os cartões presentes dos varejistas para o mercado B2B, disponibilizando o seu portfólio para programas de fidelidade e empresas que querem premiar seus clientes e colaboradores. 

“A nossa operação foi ganhando tração nos últimos anos, pois fornecemos a operação pronta para o lojista, desde a tecnologia até a integração com o ponto de venda físico e com o e-commerce. Mas, globalmente, esse mercado tem players muito grandes e vai ser bem importante estarmos ao lado da InComm Payments”, destaca Espindola. 

Desde sua fundação, a Todo Cartões gerou mais de R$ 300 milhões em Gross Merchandise Volume (GMV) – volume transacionado em cartões de venda. E não foi só isso. Foram mais de R$ 600 milhões em vendas para o varejo brasileiro, considerando os casos em que o cliente vai até a loja para usar o seu cartão presente e compra outros produtos. 

Com a aquisição, os 30 colaboradores da startup passam a fazer parte da InComm Payments – que possui mais de 3 mil pessoas no time trabalhando em diferentes partes do mundo. “Nascemos no Rio Grande do Sul, nosso escritório é em Porto Alegre e vai seguir aqui com todo nosso time de tecnologia, backoffice e operações”, conta o empreendedor. Das 30 pessoas que fazem parte do time da startup, 22 estão em Porto Alegre.

Para o mercado, essa fusão aumenta as opções de cartões presentes, que serão ofertadas através dos canais da InComm Payments no Brasil, com a perspectiva de gerar ainda mais receita para os clientes atuais da Todo Cartões.