South Summit inicia com agenda especial de conteúdo e conexões do Caldeira

Começa na quarta-feira o South Summit Brazil de 2023, um dos maiores encontros globais do ecossistema de empreendedorismo, que vai acontecer em Porto Alegre, entre 29 e 31 de março. Ao longo de três dias, o evento vai alavancar o ambiente de negócios nacional, reunindo expoentes do mercado de inovação em painéis sobre o presente e o futuro da economia.

Uma das novidades desta edição é que o Instituto Caldeira é um dos patrocinadores do South Summit. Isso quer dizer que o hub de inovação vai promover diversas iniciativas institucionais junto com o South Summit e outros parceiros estratégicos, como o ecossistema Cubo Itaú e o 100 Open Startups.

O South Summit foi idealizado com o objetivo de ser espaço para conexões, principalmente entre investidores e startups. Por isso, startups de todas partes do mundo vêm ao evento em busca da chance de agendar pitchs para importantes aceleradores do mercado.

Foram aproximadamente 450 investidores presentes no South Summit Brazil 2022, incluindo mais de 90 fundos (20 internacionais), com uma carteira total de investimentos que somam mais de $65 bilhões disponíveis para aporte. Para esta edição, já estão confirmados 100 fundos.

4 finalistas na Competição de Startups

Um dos pontos na programação do evento é a Competição de Startups. Cinco delas serão vencedoras nas categorias: Enterprise, Industry 5.0, Health, Fintech e Sustainability & ESG. 

Entre as 50 finalistas, quatro fazem parte do ecossistema Caldeira:

  • Slice (Fintech);
  • Dootax (Fintech);
  • Alana (Enterprise);
  • Volters (Sustainability & ESG) 

Nesta edição, 27 das startups são brasileiras e 23 de outros países. Em 2022, quatro das cinco empresas destaques foram da comunidade Caldeira, entre elas a YoursBank, a grande vencedora.

Estande terá matchmaking com atores de inovação

O Instituto Caldeira também terá um estande dentro do South Summit, na área marketplace, que será um espaço de matchmaking entre os diversos atores de inovação. No estande haverá tablets onde os visitantes poderão se conectar com membros da comunidade Caldeira, através de ferramenta de matchmaking. De forma virtual, eles conseguem consultar todas as empresas membro, e ao mesmo tempo, preencher um formulário que será entregue diretamente para o ponto de contato de cada empresa.

Quem passar pelo estande também pode usar um óculos VR para fazer um tour virtual pelo Instituto Caldeira e vai contar com distribuição de brindes.

Além disso, simultaneamente, vão acontecer outros eventos na sede do Cadeira, localizada no 4º Distrito, como visitas guiadas com players de dentro e fora do Brasil.

Speakers em 4 painéis

No primeiro dia de South Summit (29), o Instituto Caldeira vai participar, às 17h15, do painel Corporates and Ecosystems Designed for Collaboration (Empresas e Ecossistemas Projetados para Colaboração), que acontecerá no palco Demo Stage. O hub será representado por Bianca Dallegrave, diretora de desenvolvimento de produto.

No dia 30, o hub vai compor o painel Nurturing Talent for the New Economies (Nutrindo Talentos para as Novas Economias), que será realizado no palco The Next Big Thing Stage, às 18h. O painel será formado por Felipe Amaral, head do Campus Caldeira, Luana Ozemela, do Ifood, Leonardo Queiroz, da Cogna Educação, e Andrés Cajiao, da RisePal & Torres.co.

No último dia de South Summit (31), o Felipe Amaral voltará no painel The Role of Different Education Stakeholders When Creating Vibrant Ecosystems and Talent Training (O papel de diferentes partes interessadas na educação ao criar ecossistemas vibrantes e treinamento de talentos), que vai contar com outros três palestrantes. Este encontro acontece às 11h30, no Explore Stage.

Por fim, Pedro Valério, CEO do Caldeira, vai estar no painel The Emergence of Innovation Districts, às 14h55, no The Next Big Thing Stage, que também vai contar com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Vicente Perrone.

Quem já está confirmado no evento

Já foram confirmados palestrantes renomados, como Sandra Uwera, CEO global da Fairtrade, na Zâmbia; Alfonso de los Rios, CEO & co-fundador do Nowports, do México; Ruchika Sikri, general partner & principal da Wisdom Venture, dos Estados Unidos; Daniel Izzo, CEO da Vox Capital do Brasil; Celso Athayde, CEO e executivo Social da Favela Holding e CUFA do Brasil; e Marcelo Lacerda, chairman da Magnopus. 

Outros nomes como Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, Gabriela Comazzetto, GM do TikTok Brasil, e Guilherme Horn, head do Whatsapp Brasil também farão parte dos painéis.

Este é só um gostinho. A programação completa já está disponível no site da South Summit.

No Brasil, a primeira edição aconteceu em maio de 2022 e reuniu mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais. Durante três dias, mais de 20 mil pessoas passaram pelo Cais Mauá, totalizando 40 mil contatos realizados e mais de 2.500 reuniões 1:1 de negócios entre cerca de 8.500 empresas e 3.300 startups apresentando seus negócios.

Nosso time de conteúdo estará fazendo uma cobertura completa do South Summit, que pela segunda vez acontece em Porto Alegre e faz da cidade o melhor lugar para se fazer negócios.