Sebrae RS divulga as 15 startups para ficar de olho em 2023; 14 participaram do Ebulição

Das 15 startups gaúchas para ficar de olho em 2023, 14 passaram pelo programa Ebulição do Instituto Caldeira, sendo uma delas fruto do Caldeira MVP. Com seu ecossistema inovação mais fortalecido do que nunca, o Rio Grande do Sul é uma verdadeira vitrine efervescente de soluções que impactam positivamente a vida das pessoas – aqui e além da fronteira. Por isso, o Sebrae RS elencou as 15 startups gaúchas que mais devem chamar atenção neste ano. Da lista, apenas a Delta Global não participou dos programas de aceleração promovidos pelo hub de inovação de Porto Alegre.

De fintechs a startups especializadas em Inteligência Artificial (IA) e Ciência de Dados, passando por uma plataforma de comunicação entre pais e filhos, o ranking dá luz a novos modelos de negócios e soluções especializadas que já geram um enorme valor percebido aos públicos que se destinam. E, claro, desta forma atraem mais clientes e a atenção de diversos players, seja para parcerias ou aquisições e, principalmente, investimentos.

Startups que são e serão destaque em 2023

1 – 5HUB

É uma plataforma de gestão de atendimento focada em estratégias de CS (Customer Success) com diversas soluções para gerenciar toda a jornada de atendimento e relacionamento omnichannel das empresas. Como diferencial, a ferramenta permite unir os principais canais de comunicação do negócio em uma plataforma intuitiva, automatizando o processo de atendimento e proporcionando uma melhor experiência ao cliente e ainda mantendo o contato independente de qual canal ele esteja.

2 – Abbiamo

A Abbiamo é uma ferramenta de “Last Mile” capaz de realizar a orquestração logística de diferentes empresas, qualificando o atendimento e a fidelização do consumidor através de uma experiência diferenciada de entregas. Ela é capaz de unir informações de diferentes fornecedores de serviços logísticos, conectando e unificando as suas operações de modo transparente.

3 – Agidesk

O Agidesk é uma plataforma para Centro de Serviços Compartilhados (CSC), Help Desk e Service Desk que permite aos gestores centralizarem o atendimento de chamados, e-mails e outras demandas administrativas de clientes internos ou externos, trazendo agilidade, padronização nas entregas, facilidade na implantação, entre outros ganhos.

4- Aprix

A Aprix é especialista em resolver problemas complexos de precificação com alto volume de dados usando inteligência artificial. Em um mercado com baixas margens de lucro e ampla gama de fornecedores, seu valor agregado é alto, uma vez que estratégias mais assertivas de precificação podem significar grandes resultados, especialmente para quem busca competitividade de preços para alcançar um market share sustentável.

5 – Atendare

O Atendare engloba o sistema de relacionamento com o cliente (CRM) juntamente com uma ferramenta de automação de marketing para simplificar o processo de vendas complexas, centralizando todo o processo desde o lead até o fechamento de vendas e pós-venda. Trata-se de uma startup com ótima contribuição para o mercado, visto que a manutenção de um bom relacionamento ativo com clientes é uma permanente demanda dos times de venda. 

6 – Augen

Com o avanço das pautas ESG, é cada vez maior a preocupação das empresas no correto uso dos recursos naturais dentro das cadeias de produção e de valor. Nesse sentido, a Augen apresenta uma solução de base tecnológica capaz de analisar em tempo real os parâmetros físico/químicos da água e, assim, prover o tratamento mais adequado conforme a demanda.

7 – Delta Global

A mais completa plataforma de gestão de frotas da América Latina, com soluções inovadoras de rastreamento, assistência 24h, telemetria, manutenção, abastecimento, gestão de motoristas e outros serviços. Tudo isso coloca a Delta como referência do segmento e com potencial para crescer ainda mais em 2023, especialmente pelo fato de já possuir uma ampla rede consolidada, além de tecnologias que agregam valor de forma significativa aos seus clientes. 

8 – Diário Escola – SuperApp

Gestão da comunicação escolar completa, eficiente, simples e rápida tendo como diferencial competitivo o fato de ser 100% customizável para conectar escolas e famílias. É assim que a Diário Escola entende as necessidades de cada instituição de ensino e entrega valor aos usuários por meio de múltiplas soluções que buscam uma melhor experiência em agenda escolar completa on-line.

9 – Instor – Projetos e Robótica

A Instor Projetos e Robótica é uma startup que desenvolve tecnologia robótica de ponta no intuito de reduzir horas de exposição humana a riscos em diferentes setores, como mineração, saúde, logística e agricultura. Em um mercado em pleno desenvolvimento e que carece de especialização, seus maiores diferenciais são de fundamental importância: soluções altamente dedicadas em cenários que exigem dos equipamentos os mais altos níveis de garantia e segurança. 

10 – Int6 Tech

Das startups dessa lista, talvez a Int6 seja a que possui o mercado mais nichado de todas, o que não reduz em nada seus méritos que fazem ela merecer uma posição nessa lista. O crescimento exponencial na internet de banda larga no lares brasileiros é um movimento que cada vez mais exige dos provedores melhores ferramentas de gestão, controle e suporte de seus backbones, ramais de distribuição e usuários. É nesse ponto que a Int6 mostra seu valor, já monitorando mais de um milhão de assinantes, e realizando a ativação de 30 mil novas conexões por mês, nos principais provedores de internet fibra do Brasil.

11 – Kiskadi

Com o E-commerce sendo cada vez mais parte da rotina das pessoas, a Kiskadi se destaca com uma ótima ferramenta de aquisição de clientes “1ª compra”, usando o cashback como atrativo para conversão e ainda dispondo de um exército de ferramentas para auxiliar o lojista na fidelização desses novos consumidores. Mas a tecnologia vai além: trata-se de uma solução de CRM que atua ampliando a atração de clientes, reativando clientes, e na  gestão de campanhas de novos produtos e datas comemorativas, entre outras funcionalidades. 

12 – Lagom

Inovação na área da construção com patente verde. Assim pode ser resumido o porquê de a startup estar nessa seleta lista. A Lagom desenvolveu um sistema construtivo modular, seco, reutilizável, sustentável e renovável, com grandes possibilidades de aplicações e inúmeros benefícios sobre a alvenaria e carpintaria tradicional, como controle térmico, acústico e de umidade. Trata-se de um sistema ágil e sustentável que melhora a qualidade de vida e conecta as pessoas à natureza. 

13 – Syntalgae

A Syntalgae é uma empresa de biotecnologia e P&DI voltada para a bioeconomia, combinando de forma criativa tecnologias de ponta com os recursos naturais brasileiros. Dispõe de um banco de células de microalgas de alto valor biotecnológico para a geração de produtos à base de biomassa ou bioativos de alta pureza. Conta com especialistas em soluções para bioprocessos e produtos mais sustentáveis, que vem para resolver uma forte dor do mercado de microalgas: a baixa produtividade. 

14 – Tecredi

Plataforma 100% digital de crédito para veículos, a fintech com apenas dois anos de atuação possui uma ferramenta própria de análise de crédito, capaz de analisar o perfil de crédito de forma diferenciada e com taxas realmente competitivas, o que está atraindo um público criterioso que faz pesquisa de taxas e que valoriza seu próprio score.

15 – Zelle

A Zelle é uma plataforma que auxilia pais, mães e familiares a manterem a comunicação e a troca de informações de forma equilibrada e eficiente, sendo uma solução exclusiva e completa para ajudar no cuidado dos filhos. Através do aplicativo é possível compartilhar a agenda da criança, dados de saúde e educação, indicando responsáveis para cada atividade da criança. Trata-se de uma tecnologia com grande potencial de expansão em países de língua portuguesa.