Safeweb, fundadora do Caldeira, anuncia aquisição da mineira Link
Segunda maior emissora de certificações digitais no país, a gaúcha Safeweb acaba de adquirir a Link, companhia mineira que também atua como Autoridade Certificadora no Brasil. A operação é mais um movimento estratégico para expansão nacional da Safeweb, empresa de tecnologia que é uma das fundadoras do Instituto Caldeira.
Conforme o fundador da certificadora gaúcha e presidente do conselho de administração do Grupo SAFEPAR (controlador da Safeweb), Luiz Carlos Zancanella, a consolidação de mercado já está no planejamento estratégico do grupo há alguns anos.
Porém, a forte identificação entre os valores empresariais das duas companhias motivou o início das negociações e, em julho deste ano, a conclusão da compra. Assim como a Safeweb está para o Rio Grande do Sul, a Link tambem é pioneira em seu segmento no estado de Minas Gerais.
Ambas iniciaram operações credenciando-se como Autoridades de Registro (AR) junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), cresceram e passaram a atuar em todo o Brasil, assumindo posteriormente a condição de Autoridades Certificadoras.
De acordo com Eduardo Assis, gestor e fundador da Link, em função da empresa já se utilizar da tecnologia proveniente do PSS (Provedor de Serviço de Suporte) Safeweb, não haverá impactos operacionais para a rede de atendimento: “Eu estarei a frente do processo de transição, que será de longo prazo, e com todos os sistemas de emissão de certificados digitais mantidos”.
O valor da transação não foi divulgado, porém já se sabe que tanto Eduardo Assis quanto Rogério Noé, também gestor e fundador da Link, serão acionistas de uma nova empresa criada e que compartilha o quadro societário da Safeweb.
Para Luciano Schewe, diretor de negócios e marketing da Safeweb, as possibilidades de captura de sinergias oriundas do negócio combinado representarão significativas vantagens à rede de AR’s e seus consumidores. “A Safeweb potencializa negócios para a suas AR´s, e elas serão ainda beneficiadas com um regime de governança já preparado para atender as necessidades futuras do mercado”.
Outra empresa ativa na operação foi o Silva Lopes Advogados, que possui escritório no Instituto Caldeira e é parceiro do ecossistema de inovação de Porto Alegre. Em seu perfil no Instagram, celebrou a aquisição por parte da certificadora:
“Durante todo o processo de aquisição, o Silva Lopes Advogados esteve presente, prestando o auxílio jurídico necessário para o sucesso do negócio.Estamos muito orgulhosos em participar de mais uma operação bem-sucedida e felizes pelo futuro da Safeweb.”
Na visão de Daniel Fabre Afonso, CEO da Safeweb, a aquisição da Link é um movimento fundamental para o crescimento do Grupo SAFEPAR:
Estamos muito otimistas com o mercado da certificação digital no Brasil. O mercado da formalização através de meios digitais ainda vai crescer muito, e vamos continuar investindo.
Confira mais conteúdos do blog do Instituto Caldeira.