RECAP 2023: relembre os acontecimentos que marcaram o ano do Instituto Caldeira

2023 já está se despedindo e o Instituto Caldeira tem muito o que celebrar neste ano que chega ao fim. O hub viveu diversas conquistas importantes nos últimos 12 meses: a entrada na rede global de distritos de inovação (IASP), a inauguração do 3º andar para novos residentes, missões internacionais e a formatura do Geração Caldeira são algumas delas.

O ano de 2024 reserva ainda mais conquistas e conexões que vão confirmar o ecossistema gaúcho como referência global em inovação.

Nesta retrospectiva de 2023 vamos relembrar, mês a mês, alguns dos muitos acontecimentos que sedimentaram a atuação do Instituto Caldeira como um vetor da inovação no Rio Grande do Sul. Acompanhe aqui um resumo desses marcos e confira o RECAP completo nas redes sociais do hub.

Janeiro

O ano começou com o Demoday Ebulição da turma 3, celebrando a conquista das 20 startups que fizeram parte do programa, tendo a Slice como Startup Destaque da edição. 

O hub também recebeu uma comitiva de gestores públicos e empresários de Campinas (SP) para uma imersão no Instituto Caldeira, que tem servido de referência para o desenvolvimento do ecossistema de inovação na cidade paulistana.

Outro ponto alto foi a participação do Marco Stefanini, CEO da Stefanini Group, para trazer insights sobre o cenário tecnológico em 2023, durante o Caldeira Recebe.  (Veja o RECAP de janeiro completo)

Fevereiro

No segundo mês do ano, o Caldeira foi reconhecido como “Ambiente de Inovação” pelo prêmio Mate Awards, promovido pelo SebraeX e a Associação Gaúcha de Startups (AGS). 

Um encontro com o CEO do Cubo Itaú, Paulo Costa, e membros da comunidade Caldeira, realizado em fevereiro, marcava o início de uma parceria que iria se consolidar alguns meses à frente. (Veja o RECAP de fevereiro completo)

Março

A 2ª edição do South Summit Brazil, realizada em Porto Alegre, foi marcada por uma avalanche de conexões, insights, talks e conquistas do ecossistema de inovação gaúcho em dos maiores encontros de venture capital do mundo. O blog do Instituto Caldeira fez uma cobertura completa do evento, detalhando as participações da comunidade em painéis que discutiram o futuro do mercado e o cenário de inovação no RS. Também acompanhamos painéis com grandes nomes do mercado, como o de Heloísa Trajano, da Magalu, no primeiro dia do South Summit Brazil.

Além disso, duas empresas da comunidade, Alana AI e Trashin, foram destaques na Competição de Startups.

No mesmo mês também foi lançada a nova edição do Nova Geração, programa que capacita jovens para o mercado de tecnologia. 

Marta Saft, diretora presidente da Thoughtworks Brasil, falou sobre os impactos da tecnologia responsável durante o Caldeira Recebe. (Veja o RECAP de março completo).

Abril 

O Instituto Caldeira foi eleito uma das marcas gaúchas mais inovadoras pela 25ª edição do Marcas de Quem Decide do Jornal do Comércio. (Veja o RECAP de abril completo).

 Maio

Lançamento do “Domos”, as comunidades de aprendizado do Instituto Caldeira, iniciando com as empresas de Legal Innovation. Participação na Web Summit Rio, a 1ª edição brasileira de um dos principais eventos de tecnologia do mundo. Maio também foi marcado pelas boas vindas à turma do Nova Geração de 2023. (Veja o RECAP de maio completo)

Junho

O mês foi marcado por missões internacionais realizadas pelo Instituto Caldeira: uma delegação de 30 empresas visitou o Collision, maior evento de inovação do mundo, sediado no Canadá, a partir de uma parceria com a Meta. O hub também esteve em Nova York para participar como painelista do The Nexus Summit, levando o Campus Caldeira e a Secretaria Estadual de Educação para o maior evento de filantropia do mundo.

O lançamento do programa Ciclo de treinamento em nuvem AWS – Certificação Extra Agibank e ilegra, que capacitou 2 mil jovens, foi outro destaque de junho. 

Além desses, foi firmada uma parceria com o Grêmio Futebol Clube para conexão com startups. (Veja o RECAP de junho completo).

Julho

Em julho aconteceu o Demoday Ebulição turma 4, tendo como Startup Destaque a startup Volters Energia. Ainda nesse mês, foi celebrado a 1ª fase do Nova Geração durante o Dia D Festival, que reuniu mais de 500 alunos para um dia de workshops, palestras e ativações acontecendo simultaneamente no hub. (Veja o RECAP de julho completo).

Agosto

Caldeira se tornou o 1º hub local a fazer parte do Movimento Tech 2030, iniciativa do Ifood e XP. 

Sediou o lançamento da edição gaúcha da maior feira de empreendedorismo do 4° setor, a Expo Favela Innovation

Também serviu de palco para o “Salux Week“, uma semana dedicada a debater o setor de health techs. (Veja o RECAP de agosto completo).

Setembro

Destaque para a 2ª edição da “Semana Caldeira”, que contou com uma programação intensa de talks, workshops e pitches voltados à inovação, educação, poder público, IA e data analytics.

O Caldeira e o 4º Distrito de Porto Alegre se tornaram membros da IASP, principal rede de distritos de inovação do mundo, durante encontro em Luxemburgo.

Outra missão internacional levou a comunidade Caldeira para Israel, um dos principais pólos de inovação global. (Veja o RECAP de setembro completo).

Outubro

O Instituto Caldeira venceu a categoria “Ecossistemas Regionais”, sendo Top 1 no Rio Grande do Sul, e também ficou no Top 8 entre os ecossistemas brasileiros, segundo o 100 Open Startups, maior ranking de inovação aberta da América Latina

No mesmo mês houve o anúncio da parceria entre Caldeira e Cubo Itaú. (Veja o RECAP de outubro completo).

Novembro

Para celebrar a inauguração do 3° andar do hub, o Caldeira preparou a “Super terça”, um dia com muitos conteúdos para a comunidade. 

Também ocorreu o lançamento do programa “Parceiros de Empregabilidade” para conectar os alunos do Geração Caldeira à vagas de emprego.

Outro destaque foi a apresentação do Startup Guide RS durante o Startup Guide Summit em Lisboa, em parceria com Wise Innovation e SebraeX. (Veja o RECAP de novembro completo).

Dezembro

A formatura de 200 alunos do Geração Caldeira marcou uma etapa importante na vida de jovens que buscam oportunidades no mercado de tecnologia. 

O Caldeira também formalizou uma parceria com o Porto Digital, hub de Recife, e com o ecossistema de inovação do Uruguai. (Veja o RECAP de dezembro completo).