Parceria nascida no App Caldeira conecta SLC Agrícola e Berro Motion em projeto da Fazenda Urbana

Em ecossistemas de inovação pujantes, como o Instituto Caldeira, conexões e estratégias de Open Innovation não podem ser limitadas a caminhos ou formatos pré-estabelecidos. Por aqui elas nascem, de maneira fluida, em conversas de corredor, eventos presenciais, matchmakings e, desde o ano passado, também pelo digital. É o caso da parceria recente entre SLC Agrícola e a agência Berro Motion, nascida no App Caldeira.       

A partir da conexão, que resultou numa Prova de Conceito (POC), a Berro Motion pôde contribuir com um projeto audiovisual para a Fazenda Urbana, iniciativa da SLC Agrícola, em colaboração com o Instituto Caldeira, que trouxe uma horta comunitária para dentro do hub de inovação. Com a entrega da Berro Motion, a SLC Agrícola vai avaliar quais serão os rumos futuros dessa parceria. 

Neste Especial SaaS – Serendipity as a Service -, vamos te contar sobre essa nova parceria envolvendo as duas empresas e quais serão os frutos dela. 

Mas antes vale lembrar que a Fazenda Urbana já foi pauta aqui no blog (clique e veja mais). O projeto ocupa um pequeno espaço verde entre os corredores do hub, ao lado do escritório da SLC Agrícola, cultivando tomates e hortaliças por uso de tecnologias de automação. O principal objetivo é fazer um link entre o campo e a metrópole. 

No entanto, embora todos que caminham pelo Caldeira cruzem pela Fazenda Urbana, havia necessidade de mais informações sobre o projeto, como regras de manejo, para o público interno. Consequentemente, a participação de mais pessoas da comunidade frente a uma iniciativa tão importante poderia ser bem maior. 

Foi isso que motivou o contato inicial do sócio fundador da Berro Motion, Bernardo Assis Brasil, com a Innovation PMO da SLC Agrícola, Daniele Lopes.

Arquivo Pessoal.

“Quando passava pela Fazenda Urbana sempre me despertava interesse em saber mais sobre o projeto. Então, a Dani publicou um dia no App informações sobre o período de colheita. Aproveitei essa oportunidade e mandei uma mensagem para ela. Acredito que começar a conversa pelo digital suaviza a jornada de relacionamento”, conta Assis Brasil.

A Innovation PMO da SLC Agrícola respondeu prontamente e marcou um encontro com o time da Berro. 

“Sempre me coloco a conhecer a empresa que quer apresentar sua solução, por mais que não tenhamos um desafio específico aberto. Entendo que essa abertura em conhecer e ouvir é o que mais dá resultado de boas conexões”, diz Daniele Lopes. Foi a partir dessa conversa que a SLC Agrícola, empresa fundadora do Instituto Caldeira, identificou a oportunidade de experimentar o trabalho da Berro, conectando-a com a Fazenda Urbana SLC.

Arquivo Pessoal.

O projeto busca aproximar mais a comunidade ao setor que parece ser muito distante do meio urbano. Ela também é um ponto de referência importante de inovação aplicada ao Agro.

A parceria com a Berro se dará através de uma Prova de Conceito (POC), que tem como principal entrega a criação de um vídeo institucional sobre as regras de manejo da horta, que vai rodar em feiras e no hub de inovação. Também será produzido uma cartilha de boas práticas para a comunidade. 

“Em longo prazo, queremos trabalhar a comunicação dos projetos de inovação da SLC Agrícola, assumindo um papel de estúdio criativo para a empresa”, explica Assis Brasil.

Segundo Daniele, essa não é a primeira conexão da SLC Agrícola por meio da plataforma. “Ela nos proporciona essa interação das mais variadas necessidades. Vários contatos surgiram a partir da plataforma, proporcionando compartilhar muito conhecimento”.

Já no caso da Berro Motion, membro do Caldeira desde início de 2023, a conexão com a gigante do agronegócio é a segunda realizada no hub de inovação. A primeira foi, justamente, com o Instituto Caldeira. A empresa foi responsável pela campanha de divulgação do App, lançada em setembro.

Veja o vídeo da Fazenda Urbana SLC, produzido pela Berro Motion:

Serendipity as a Service

A palavra da língua inglesa ‘serendipity’ significa ‘ao acaso’ em português. Inspirado no termo Software as a Service, o Especial SaaS – Serendipity as a Service quer ressignificar o conceito para definir as conexões e encontros casuais que surgem no Instituto Caldeira, e se transformam em oportunidades para criação de novos produtos, serviços e soluções inovadoras. Neste especial, apresentamos algumas dessas histórias.

Baixe o App do Instituto Caldeira

Se você é membro da comunidade Caldeira, baixe o app do Instituto Caldeira na Apple Store ou Play Store.

Confira mais conteúdos no blog do Instituto Caldeira.