Nova Geração, Raissa Macedo: superando a rotina e a timidez

A primeira edição do Nova Geração, realizada em 2022 pelo Instituto Caldeira, revelou 50 talentos gaúchos para o mercado de tecnologia. Raissa Macedo, de 18 anos, foi um desses achados. Acontece que a jovem precisou equilibrar várias outras obrigações durante o programa. Moradora de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, ela estudava de manhã no ensino médio, participava das aulas promovidas pelo Caldeira no contra turno escolar e ainda trabalhava em uma rede de supermercados em Porto Alegre. Mesmo com a agenda lotada, Raissa jamais pensou em desistir do Nova Geração.

A persistência foi vital para as conquistas que vieram logo depois da formatura no Geração Caldeira. Hoje, ela trabalha no setor financeiro do Instituto Caldeira, cursa o segundo ano do ensino médio e se tornou uma apaixonada por tecnologia.

A história de Raíssa com o Instituto Caldeira começou através do Projeto Pescar, onde ela estava antes de entrar para o Nova Geração. O Projeto Pescar é parceiro do Instituto e oferece formação social profissionalizante para jovens em vulnerabilidade social do RS. Foi a partir dele que a estudante descobriu sobre um tal programa que formava jovens para o mercado de tecnologia. 

Com o apoio da família, Raissa decidiu se inscrever nesse tal programa, mesmo que ainda estivesse insegura se era o que ela queria. Hoje, a estudante se orgulha de ter dominado as incertezas e concluído a capacitação.

“Eu saí do Nova Geração totalmente mudada. Entrei achando que meu futuro profissional seria a enfermagem e o Caldeira me abriu muitas oportunidades e me despertou um interesse, que não sabia que existia, para o mercado de tecnologia”.

A maior superação da mais jovem talento do Nova Geração foi vencer a timidez que, segundo Raissa, sempre foi um bloqueio seu, principalmente na hora de falar em público. Isso aconteceu na fase de encontros presenciais, onde as habilidades socioemocionais dos estudantes são desenvolvidas.

Durante o período do programa online, Raissa seguiu a trilha ‘Ferramentas de Trabalho’ e recebeu os certificados de Google e Microsoft após o fim da primeira fase. 

A minha orientadora me fez entender que eu estava em um lugar seguro e sem julgamentos, o que me fez melhorar muito a questão da timidez”.

Seja um novo talento do mercado de tecnologia

Se você estuda ou estudou em escolas públicas do RS, e tem entre 16 e 24 anos, inscreva-se para a próxima edição do programa Nova Geração e comece a trilhar seu futuro no mercado da tecnologia. Você pode se increver aqui.

LEIA TAMBÉM:

Nova Geração, Marcelo Correa: vivendo na prática a cultura do ‘Vamo Dale’