Nova Geração, Mia Fritz: espírito de liderança para encarar os desafios

Tem pessoas que carregam dentro de si, desde cedo, um espírito de liderança: encaram de frente os problemas, ignoram o medo ao tomar decisões difíceis e são exemplos naturais, e involuntários, para sua comunidade. Este é o caso de Mia Fritz, de 19 anos, jovem talento revelada na 1ª edição do programa Nova Geração.

Durante a fase de encontros presenciais do programa promovido pelo Instituto Caldeira, Mia passou por capacitações socioemocionais e revelou que sempre gostou de liderar pessoas, mas nunca teve oportunidade de desenvolver essa habilidade.

Sempre gostei de ser representante da turma na escola, por exemplo, mas também tinha medo da responsabilidade. O programa me ajudou a encarar isso de frente. Antes mesmo da formatura, eu já estava liderando a minha turma no Nova Geração, conta.

A jovem talento cursou a trilha de Marketing Digital do programa, desenvolvida pela Google For Education, e hoje atua como Menor Aprendiz na área de Customer Experience do escritório em Porto Alegre da De Lage Landen (DLL), uma empresa global de financiamento com quase 40 bilhões de euros em ativos, que é parceira do Caldeira

Para além da vitória profissional, Mia driblou diversos outros obstáculos na sua jornada até o programa de formação de jovens talentos para o mercado de tecnologia.

Durante a pandemia de Covid-19, a jovem, na época com 17 anos, morou por 8 meses no Abrigo Pão dos Pobres, uma das casas de assistência mais antigas da capital gaúcha. Neste período, ela fez um curso técnico de manutenção de computadores e, como a capacitação era ligada ao programa Jovem Aprendiz, trabalhava consertando PCs na Carris.

Quando completou 18 anos, precisou sair do abrigo e foi encaminhado para a República Atos 29, ONG que recebe jovens em vulnerabilidade social. Lá, ela ficou durante um ano e foi nesta época em que fazia as trilhas online do Nova Geração.“Minha maior dificuldade foi conseguir acompanhar o ritmo das aulas online, pois só tinha a noite para estudar. Acredito que essa rotina estressante me ajudou a ter foco para não desistir e seguir em busca dos meus objetivos”

Hoje, ela está bem mais tranquila e, por isso, quer usar as tardes livres (trabalha das 8h às 12h) para se capacitar em design gráfico, seu sonho profissional, que ainda é só um hobby.

Com o trabalho na DLL, Mia conseguiu sair da ONG Atos 29 e atualmente divide um apartamento com outra aluna do programa Nova Geração.

Eu devo toda essa evolução, principalmente, ao Instituto Caldeira. Nunca imaginei trabalhar em uma empresa global com tantas chances de efetivação e me sentir dona do meu futuro, comemora.

Seja um novo talento do mercado de tecnologia

Se você estuda ou estudou em escolas públicas do RS, e tem entre 16 e 24 anos, inscreva-se para a próxima edição do programa Nova Geração e comece a trilhar seu futuro no mercado da tecnologia. Você pode se inscrever aqui!

LEIA TAMBÉM:

Nova Geração, Marcelo Correa: vivendo na prática a cultura do ‘Vamo Dale’

Nova Geração, Álefe Micael: encurtando os caminhos que levam à tecnologia