No One lança serviço de DaaS para acelerar estratégias de design

Para responder à demanda de seus clientes por materializar e gerenciar as soluções propostas em seus projetos estratégicos de design, a No One lança um novo serviço, o Design a Service (DaaS). No DaaS, a empresa aloca equipes dedicadas de Design de Produto, Design de Serviços, Customer Experience e Gestão de Produto, suportadas por um framework de design consolidado em 10 anos de atuação.

O DaaS busca orquestrar a jornada das squads de design e produto de ponta a ponta para que seus clientes foquem na análise dos resultados e no direcionamento estratégico. 

A demanda por profissionais que liderem a transformação digital com olhar sistêmico e estratégico do design não para de aumentar, com empresas buscando aumentar seus squads de produtos e serviços digitais. Ao mesmo tempo, a maturação da liderança dessa nova geração de profissionais não acompanha necessariamente a profundidade dos desafios propostos em um contexto complexo de usuários, clientes, operações, tecnologia e inovação. O DaaS chegou para atacar esse vácuo de mercado.

Somos a antítese das empresas de alocação, pois implementamos times dedicados já embarcados com nosso framework sólido de design que atrai e retém os talentos mas também garante que as entregas estarão em linha com interesses estratégicos do negócio, mensurados a cada ciclo, diz Felipe Assis Brasil, líder de desenvolvimento de negócios da No One.

Ao contrário de empresas de alocação ou bodyshop, onde há apenas a responsabilidade da alocação dos profissionais, o DaaS comporta toda a jornada de um time de design – recrutamento, retenção, evolução dos profissionais em hard e soft skills, criação de playbook de cultura, desenho e controle de métricas de desempenho, além de garantir a presença constante de sócios executivos e lideranças técnicas já incluídas na franquia mensal.

Parceira do Instituto Caldeira, a No One é uma consultoria de design estratégico fundada em Porto Alegre e que atende clientes líderes de segmento no Brasil e no mundo, como Lojas Renner, Sicredi, Localiza, Google, Bayer, Reckitt Benckiser, Klabin, Sinosserra,  Hospital Sírio Libanês, entre outros. 

Em 2021, a No One realizou sua primeira aquisição, comprando a Kiddo.cx, consultoria de design e desenvolvimento de produtos digitais de São Paulo. Este movimento aprofundou sua expertise na alocação de times dedicados e com foco em tecnologia.

O Instituto Caldeira foi considerado pela empresa a opção ideal para estabelecer a base em Porto Alegre devido ao pujante ecossistema de inovação e networking.

Design-driven

Um dos conceito que norteia a atuação da No One é a visão design-driven, que pode ser traduzida por “orientada ao design”. Ser design-driven é um complemento a outros métodos mais populares, como o design thinking e a inovação aberta.

Numa abordagem design-driven, a estratégia das empresas, seja para criação de produtos ou serviços, é orientada a partir da experiência dos usuários e suas demandas. 

Segundo o professor italiano Roberto Verganti, que cunhou o termo, o ponto chave não está, apenas, no feedback dos clientes, pois a inovação deve vir, fundamentalmente, de dentro da organização e da observação de intérpretes. 

No entanto, as decisões da empresa não podem ser tomadas empiricamente, de forma autocrática, sem mensurar se ela é, de fato, uma demanda de quem será impactado pela decisão.

Quando as empresas se transformam nesta direção, elas começam a desenhar soluções que são centradas nos usuários, o que é uma das premissas da No One“, explica Assis Brasil, que acrescenta que a consultoria tem vários métodos de pesquisa para entender o sentimento do usuário: através de entrevistas em profundidade, fóruns de discussão, análise de telas, dados do Analytics e mais.