scroll

Iniciativa tem como foco promover a inovação nos pequenos negócios e fomentar o fortalecimento do ecossistema de inovação no RS.

Uma parceria para fomentar a inovação e o empreendedorismo em um único local. Assim podemos chamar a iniciativa do Sebrae RS com o Instituto Caldeira. Como o próprio slogan diz, “Conexões que Aceleram a Inovação”, o local foi fundado para conectar e fomentar o crescimento de empresas e startups, dando destaque a projetos de inovação, inclusive, junto às universidades. Trata-se de um hub que reúne iniciativas para renovar a matriz econômica do estado, fomentando o ecossistema criativo gaúcho, servindo de ambiente para labs de inovação, startups, instituições de ensino e ao incentivo de iniciativas conectadas ao novo.

“Estamos focados na democratização da inovação visando à transformação digital dos pequenos negócios, e o Caldeira promove o ambiente fértil para fazer a conexão de empresas, desenvolver e fomentar negócios inovadores, oportunizando a valorização dos projetos do Sebrae RS”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.

O Sebrae RS está estruturando uma área física dentro do Instituto com o olhar tanto para inovação interna quanto para conexões com o ecossistema de inovação, e para a geração de oportunidades aos pequenos negócios e startups. O espaço conta com uma área privativa de 130m² com ligação para o jardim que possui duas salas modulares, que podem virar uma grande sala, além de duas estações de trabalho para seis pessoas cada e duas salas de reuniões.

“É um espaço para conectar nossas ações com as startups, com o ecossistema de inovação, inovação aberta e empreendedorismo inovador. Temos uma grande expectativa com a possibilidade de conexão entre as startups e as grandes empresas fundadoras do Caldeira. Acreditamos que é possível fazer muito em conjunto e esse espaço nos mostra isso”, relata a coordenadora estadual de startups do Sebrae RS, Debora Chagas.

Para o CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, o Sebrae RS é um dos principais agentes de provocação do empreendedorismo e do desenvolvimento de iniciativas ligadas ao universo empresarial do Rio Grande do Sul. “Há muitos anos o Sebrae RS trabalha na capacitação e na conexão com o universo das startups. Estamos nos articulando para somar forças no Estado e promover o ecossistema de empreendedorismo local. A filosofia da colaboração está no nosso DNA. São duas marcas fortes, uma tradicional e uma que nasceu da ambição da iniciativa privada de conectar o Rio Grande do Sul com a nova economia”, finaliza Valério.