Geração Caldeira 2023

Inscrições abertas para nova turma do Geração Caldeira; veja o depoimento de quem passou pelo programa

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da nova turma do Geração Caldeira, programa que sensibiliza, capacita e emprega talentos para a nova economia. O blog do Instituto Caldeira entrevistou três jovens que participaram da última edição para entender como o Geração Caldeira impactou suas carreiras de trabalho e que dicas eles têm para os futuros alunos da turma de 2024.

Esta edição mira atingir milhares de inscritos. Os 200 alunos selecionados ao fim do processo seletivo recebem bolsa de R$ 3 mil durante a etapa presencial, para cobrir despesas de locomoção e alimentação. As inscrições vão até 1º de maio no site oficial.

Realizado pelo Instituto Caldeira, o programa é gratuito e destinado a jovens de todo o Brasil, que tenham entre 16 e 24 anos de idade, e que estejam cursando ou tenham cursado o ensino médio na rede pública (ou particular com bolsa acima de 50%). 

Da primeira turma do Geração Caldeira, que teve 50 estudantes, quase a totalidade conquistou emprego com parceiros do hub: o índice de empregabilidade foi de 92%. A formatura da segunda turma aconteceu em dezembro de 2023 e mais de 85 alunos já foram contratados. As empresas podem contratar os talentos capacitados pelo Instituto Caldeira através do programa Parceiros de Empregabilidade neste link.

Veja agora o depoimento de três jovens que passaram pela última edição do Geração Caldeira:

A inquieta Ândria Rosa

Ândria Rosa, de 24 anos, é uma mulher inquieta, curiosa e que não tem medo de arriscar todas fichas no que acredita ser o certo. Desde pequena gostava de questionar. Perdeu as contas de quantas vezes sua mãe foi chamada na escola porque a menina Ândria queria saber quem tinha decidido que 1 + 1 era igual a 2.

Créditos: Instituto Caldeira.

Outra característica da jovem é a coragem. Ela decidiu largar seu estágio na Dell, onde estava prestes a ser efetivada, para se inscrever na trilha de Programação do Geração Caldeira 2023, programa que conheceu através de seus professores. Detalhe: Ândria tomou essa decisão antes de ser aprovada para a primeira fase.

“Eu sabia que eram 7 mil inscritos para 200 vagas e óbvio que isso me dava medo. Mas o importante é encarar os desafios com medo mesmo. Tinha confiança nos meus diferenciais e sei o que quero para mim”.

Foi com esse espírito aguerrido que Ândria começou a capacitação online na plataforma da Alura e logo percebeu um salto rápido na qualidade de seu aprendizado. A jovem, que cursava Análise e Desenvolvimento de Sistemas enquanto estudava Programação Web pelo Youtube, começou a ser orientada, de fato, no universo da programação.

Ela conta que a plataforma mudou completamente sua maneira de estudar. “Estava sendo guiada pela primeira vez, só consegui progredir realmente em programação com a plataforma. Quando tinha que fazer meu próprio plano de estudos, não conseguia avançar”.

Sabe onde Ândria começou sua nova carreira como desenvolvedora após o Geração Caldeira? Pois é, na Alura.

A conquista é totalmente mérito dela, mas a jovem gosta de dizer que também contou com um pouquinho de sorte. “Era sorteada para quase todos eventos presenciais no Caldeira, como Dias D e os talks que aconteciam no hub”. Lá ela pôde conversar com programadores de grandes empresas e profissionais consolidados do mercado. Inclusive, conheceu seus atuais líderes durante os encontros, Paulo Silveira e Bruno Klassmann, CEO e CFO da Alura. 

E o que mais lhe chamava a atenção: todos estavam dispostos a ouvi-lá.

“Quem vem de escola pública não está acostumado a querer ser escutado. Frequentar o Caldeira, sentir toda aquela sinergia, não era algo natural para mim. Mas fui me apropriando aos poucos, entendendo que aquele era o meu lugar”, conta.

A dica de Ândria para os próximos jovens que farão o Geração Caldeira é: “Se joga!”. Foi o que ela fez, e deu certo.

Além do sonho de um dia ser CEO na área de tecnologia, Ândria tem a ambição de ser referência para outras meninas pretas e jovens de colégio público. “A gente só pode ter medo de não ir atrás dos nossos sonhos”.

O resiliente Robert Perquim

Créditos: Instituto Caldeira.

Natural de Sobradinho, Robert Perquim (21) juntou todo o dinheiro que ganhou como Jovem Aprendiz e veio para Porto Alegre há cerca de dois anos, com objetivo de cursar Engenharia da Computação numa universidade pública do Estado. Ele não esperava, no entanto, o oceano de desafios que teria que nadar para alcançar seus objetivos. 

Ao chegar na Capital, alugou uma casa na Avenida Ipiranga, mas logo descobriu que o campus do curso ficava a 30 km de distância, em Guaíba. Por isso, gastou a maior parte de suas economias em deslocamento: eram dois ônibus para ir e dois para voltar, mais 6 km de caminhada diária. E mesmo complementando a renda como vendedor de água no sinal, tinha meses que lhe sobravam apenas 30 reais para alimentação.

Hoje ele olha para trás e percebe o quanto esse momento difícil serviu para torná-lo ainda mais forte. 

“Minha história se baseia muito em disciplina e superação. Eu tive que ter muita garra para não me vitimizar”, conta.

Na live de abertura do Geração Caldeira, uma frase do CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, sintetizou tudo aquilo que ele estava passando: “Só vive de propósito quem aguenta o processo”.

Robert conheceu o Geração Caldeira através dos pais, que viram a notícia sobre o programa no jornal e alertaram o filho para que se inscrevesse. O jovem se jogou de cabeça, fez a trilha online de Programação e também o Treinamento em Nuvem AWS – Certificação Extra Agibank e ilegra.

Na época, conciliava os dois novos desafios com a faculdade em tempo integral e as obrigações como monitor de estudos, o que lhe rendia uma pequena remuneração. Mesmo assim, se tornou Destaque Técnico do programa e recebeu uma bolsa de estudos na Unisinos, através do Caldeira. Vai começar o curso Ciências da Computação e estudará a noite, o que permite que agora possa estagiar em sua área. 

“Durante todo esse período, eu não tinha nem mesa para estudar. Fiz todo Geração Caldeira com um notebook e um colchão no chão”, lembra.

Robert comenta que o que aprendeu na trilha de Programação alavancou sua carreira de forma muito rápida, pois o conhecimento era diretamente ligado ao mercado atual. Trabalhar soft skills e sua postura em entrevistas de emprego também foi de extrema importância para as conquistas que estavam por vir.

Hoje ele é estagiário no time de desenvolvedores do Ifood, maior foodtech da América Latina. Robert concorreu com outros 26 mil candidatos e foi um dos 60 jovens contratados pela unicórnio brasileiro. “Viajei pela primeira vez de avião a convite do Ifood para conhecer a sede em São Paulo e meus outros colegas aprovados”.

“Tenho muito a agradecer ao Geração Caldeira, ele foi fundamental para que eu chegasse onde estou e para tudo que ainda quero conquistar”. 

A dica que Robert dá aos novos alunos do programa tem muito a ver com a frase que ouviu de Pedro Valério na abertura do Geração Caldeira: “Foquem no processo, pois o resultado será fruto dele”.

A empreendedora Amanda Fernandes

Amanda Fernandes (23) está se mudando para Porto Alegre para ficar mais perto de seu novo trabalho como estagiária de UX UI Design na Delta Global. Natural de Novo Hamburgo, ela e o marido, Bruno Silveira, se inscreveram juntos para o Geração Caldeira, passaram por todas as fases e hoje estão trabalhando na área de tecnologia, ele como programador junior na Latromi.

Créditos: Instituto Caldeira.

Muito tem a agradecer a sua avó, dona Sirlei, por suas conquistas. Foi a dona Sirlei que conheceu o programa pelo noticiário e foi correndo falar para a neta se inscrever. “Não sabia da proporção do Geração Caldeira, achei que era mais um cursinho online, mas ele acabou mudando minha vida”, diz a jovem.

Naquela época, Amanda estudava programação por conta e tinha um negócio de comidas veganas. Desde os 17 anos empreendeu e ainda ama cozinhar, mas entendeu que trabalhar na boca do fogão sete dias da semana não era o que ela realmente queria para sua carreira.

A jovem fez a trilha de UX UI Design, pois achava que seria um bom complemento para seus estudos em programação. Acabou se apaixonando pela área. 

“Trabalhar com UX UI Design é algo que me faz muito feliz, nem parece trabalho. Óbvio que tem dias difíceis, mas quando encontramos nosso propósito se torna mais leve superar os desafios”, relata.

Amanda conta que fez de tudo para se destacar no programa. Participou de todas dinâmicas presenciais e remotas, fez um projeto com outros colegas ainda na fase online para apresentar ao seu mentor, esteve presente no Hackathon, promovido em parceria com Sicredi e Yours Bank, e se conectou com o máximo de pessoas que podia nas visitas ao Instituto Caldeira.

Todo esse esforço lhe rendeu o título de Destaque Técnico do Geração Caldeira 2023. “Acredito que desenvolvi bastante minhas hards skills, mas o programa também foi importante para destravar minha timidez, pois sou naturalmente introvertida”.

Ela conta como sua veia empreendedora tem sido diferencial na nova carreira em tecnologia.    

“O empreendedor é um solucionador de problemas e exercito isso a todo momento como UX UI Designer, já que trabalhamos com a experiência do usuário. Uso constantemente minha mentalidade empreendedora em meu novo trabalho”.

A dica que a jovem dá para os novos alunos do Geração Caldeira é: “Não tenha medo de conversar com outras pessoas, pois as conexões que fazemos durante o programa são muito importantes para nossa carreira no mercado de tecnologia”.

Sobre o Geração Caldeira 2024

As trilhas educacionais oferecidas neste ciclo são Marketing e Design, Programação Python, Programação Java, e Gestão e Vendas. O Geração Caldeira inclui certificações de grandes empresas de tecnologia (Oracle, AWS, Microsoft, Google, Salesforce e Nvidia), acesso à Comunidade Caldeira – com mais de 470 empresas -, rede de desenvolvimento coletivo e apoio individual, e preparação comportamental para o mercado de trabalho.

“Além do conteúdo do programa em si, os participantes têm acesso aos eventos, empresas e espaços físicos do Caldeira, o que possibilita uma imersão profunda em um ecossistema voltado à inovação e à nova economia”, destaca Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira. “Ao final do programa, encaminhamos os jovens formados para processos seletivos com empresas que são nossas parceiras de empregabilidade, garantindo aos alunos acesso a vagas exclusivas de trabalho e matching com oportunidades relevantes no mercado.”

Para marcar o lançamento da nova turma do programa, será realizado um evento oficial no dia 25 de abril, no novo espaço em expansão do Instituto Caldeira. O evento contará com um recital do pianista Alvaro Siviero.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. O Geração Caldeira tem como mantenedores os Institutos Helda Gerdau, Jama, SLC, além da Fundação A.J Renner e das empresas Banrisul, Oracle, Randoncorp e do Sebrae.

Veja mais conteúdos no blog do Instituto Caldeira.