Geração Caldeira 2023: Formatura gradua 200 jovens para o mercado de tecnologia

A formatura da 2ª turma do Geração Caldeira, que aconteceu nesta quarta-feira (13) no Instituto Caldeira, serviu para celebrar uma jornada intensa e guinada na carreira profissional de 200 estudantes, grande parte do ensino público. Uma trajetória que envolveu centenas de horas de treinamento, milhares de inscrições e mais de 20 eventos presenciais. A 2ª edição foi quatro vezes maior em número de alunos formados.

Entre os formandos da turma de 2023, mais de uma dezena já estão contratados por empresas da comunidade Caldeira, através do programa Parceiros de Empregabilidade, que já reúne 30 empresas como Sebrae, DLL, SLC, Sicredi, Agibak, Lojas Renner, Slap e Pix Force.

Novas contratações devem seguir acontecendo após a formatura, permitindo com os jovens levem para prática o que aprenderam durante o programa, nas áreas de Programação, Gestão e Vendas, Marketing Digital e UX/UI Design.

É o que pontua Felipe Amaral, diretor do Campus Caldeira:

Ampliamos tanto o número de formandos quanto o tempo de formação e o aprofundamento dos conteúdos. Os alunos seguirão conectados ao Instituto Caldeira após a formatura, pois faremos o matchmaking entre eles e as empresas parceiras até maio do próximo ano.

Amaral explica que o programa tem o objetivo de transformar o Rio Grande do Sul em um pólo de formação de talentos da nova economia.

Os 200 talentos do Geração Caldeira estavam entre os 5 mil pré-selecionados para o Nova Geração – fase online do programa. Para entrar no Geração Caldeira, os jovens precisaram concluir 100% das trilhas de ensino, desenvolvidas por big techs e marcas consolidadas do mercado, como: Nvidia, Oracle, Salesforce, Suno Paim e Eldorado. Foram 9 meses de dedicação e mais de 1.000 horas de treinamento, somando todas as trilhas educacionais.

Eles também participaram de mais de 20 eventos no hub de inovação e passaram mais de 100 horas de desenvolvimento comportamental.

Gabriel Vallejo. Créditos: Oracle.

“Com isso, criamos um senso de comunidade de todo o ecossistema envolvido, com ações, ferramentas, eventos, aulas ao vivo e materiais apropriados e personalizados para as turmas”, Gabriel Vallejo, vice-presidente sênior de operações e marketing para a América Latina da Oracle e cofundador do programa ONE (Oracle Next Education).

Com uso de metodologias ativas, a trilha de Programação da ONE iniciou os alunos no desenvolvimento web para a criação de sites e aplicativos web em front-end (interface do usuário) e back-end (lógica do servidor); Inteligência Artificial e Machine Learning para criar sistemas que podem aprender e realizar tarefas específicas sem intervenção humana e diversas outros módulos de desenvolvimento de softwares. 

“Um dos desafios foi o de aprender os caminhos para mapear o perfil dos estudantes com o programa já em andamento e realizar adequações a tempo de promover iniciativas de engajamento que apoiassem os alunos durante sua jornada”, relata Vallejo.

Na trilha de Gestão e Vendas, conduzida pela Salesforce, temas cruciais para o desenvolvimento de soft e hard skills na área foram abordados, proporcionando aos jovens acesso a metodologias como “receita previsível” e “spin selling”. Segundo Yuri Silva, executivo de contas da marca, a trilha abordou conhecimentos em colaboração entre equipes de vendas, prospecção estratégica, gestão de objeções, habilidades sociais para vendas, e até mesmo Inteligência Artificial para negócios.

Yuri Silva. Créditos: Salesforce.

“Desenvolver uma metodologia de ensino eficaz em uma trilha online pode apresentar desafios, principalmente ao lidar com jovens que podem nunca ter tido contato com atividades de vendas”. A trilha do Nova Geração aproveita a plataforma Trailhead da Salesforce, conhecida por sua abordagem amigável e gamificada, o que torna o aprendizado mais envolvente.

“A aceleração do aprendizado é potencializada pela natureza interativa e envolvente do Trailhead, resultando em alguns participantes demonstrando grande entusiasmo, o que levou a uma rápida absorção de conceitos”, classifica Silva.

Créditos: Microsoft Brasil.

“Oferecemos aos participantes do programa treinamentos em habilidades digitais essenciais para o mercado de trabalho. Como empresa, acreditamos no poder de transformação da educação para melhorar a qualidade de vida, promover ascensão social e desenvolver a economia do país”, diz Lucia Rodrigues, líder de filantropia da Microsoft Brasil, parceira educacional do programa.

Segundo Lucia, a parceria da Microsoft com o Instituto Caldeira busca promover a inovação, a educação e o empreendedorismo em tecnologia no Rio Grande do Sul, a partir de um ensino inclusivo e imersivo, que gera oportunidades de crescimento profissional para cidadãos normalmente invisibilizados.

Durante a formatura, os 200 jovens talentos, cercados por suas famílias, mentores da comunidade Caldeira e parceiros, celebraram não apenas a conclusão de um programa, mas o início de carreiras excepcionais como agentes de transformação na nova economia.

Os mantenedores desta edição do Nova Geração foram o Instituto Helda Gerdau, Instituto JAMA, Instituto Lins Ferrão, Instituto SLC, Elea Digital, Fundação A. J. Renner, Banrisul, Sebrae RS, Sicredi e Oracle Brasil.

Alura, GetEdu, AWS, Microsoft Brasil, Salesforce, Oracle, Sebrae RS, Nvidia e Instituto Eldorado foram os parceiros educacionais deste edição.

Veja a trajetória da 2ª turma do Nova Geração / Geração Caldeira

Créditos: Instituto Caldeira.

Seleção dos alunos do Geração Caldeira

Dos mais de 5 mil inscritos para o Nova Geração 2023 (quase o dobro da edição anterior), foram selecionados 400 alunos (os 100 que mais se destacaram em cada uma das quatro trilhas) para participar, no dia 12 de agosto, de dinâmicas de grupo. Eles foram entrevistados pelos parceiros educacionais do programa nesta ocasião.

Já no dia 21 de agosto foi o momento de divulgar os 200 jovens selecionados para o Geração Caldeira, durante a Live dos Selecionados, transmitida pelo Instagram do @novageração_caldeira, com a presença do diretor do Campus Caldeira, Felipe Amaral, o diretor-executivo do Caldeira, Pedro Valério e gestores das trilhas educacionais.

Aula inaugural do Geração Caldeira

O start oficial do programa Geração Caldeira 2023 aconteceu no final de agosto. A aula inaugural foi um evento de boas-vindas aos 200 alunos das 4 trilhas educacionais, com uma mentoria ministrada por Pedro Valério, CEO do Caldeira, e bate-papo sobre carreiras com os ex-jogadores e atuais empresários Lucas Leiva e Rafael Sobis, além da apresentação de todos os professores do programa.

Os alunos foram divididos em turmas de acordo com suas trilhas educacionais: Programação; Gestão e Vendas; Marketing Digital e UX/UI Design.

Além da introdução ao programa e funcionamento das aulas, os alunos participaram de dinâmicas de grupo para conhecer melhor seus colegas e ainda receberam um kit completo com mochila, caderno, caneta, garrafa e caneca.

Dia D Festival

Na reta final da fase online, mais de 500 jovens de diferentes municípios gaúchos participaram, no dia 08/07, de uma experiência de aprendizado intensa no Instituto Caldeira, que contou com mais de 20 palestras separadas em três palcos, workshops e ativações simultâneas no hub de inovação. 

Além dos conteúdos e atrações musicais, o Dia D Festival foi uma verdadeira imersão no ecossistema de inovação para os jovens do programa, impulsionando conexões profundas entre os alunos e a comunidade Caldeira.

Ciclo de Treinamento AWS

No dia 20 de julho, 50 jovens estiveram presentes no Campus Caldeira para a última fase da micro-certificação desenvolvida pela Amazon Web Services (AWS), ilegra e Agibank, em parceria com o Instituto Caldeira.

O curso teve duração de quatro meses e contou com 2 mil alunos de 16 a 24 anos do ensino público no Estado para o ciclo de treinamento online em Cloud AWS. Os alunos do Nova Geração participaram da capacitação. Ao fim do programa, os estudantes foram direcionados para vagas dos Parceiros de Empregabilidade.

O ‘Ciclo de Treinamento em Nuvem AWS – Certificação Extra Agibank e ilegra’ foi  dividido em cinco fases, com temas importantes sobre o mercado de tecnologia, como fundamentos de cloud, o programa AWS Skill Builder e atribuições básicas da função de Arquitetura de Soluções.

Segunda do DALE

Os alunos participaram de workshops de desenvolvimento pessoal nas Segundas do Dale. Em outubro, o encontro foi com André Streppel, CEO da WK Job Hub, que falou como se preparar para um processo seletivo. Já em novembro, eles participaram de um workshop com o Banrieduca, braço de educação financeira do Banrisul, para dicas sobre como fazer a gestão financeira em suas vidas.

Encontros inspiradores

Ao longo da capacitação no Geração Caldeira, os 200 alunos tiveram a oportunidade de participar de encontros com nomes importantes do mercado e cases de sucesso. Em setembro, o Masterclass foi com o fundador e CEO da Trybe, Matheus Goyas, um dos empreendedores da educação mais relevantes da atualidade, eleito Forbes Under 30 em 2018. O papo foi sobre a transição da formação escolar para o mercado de trabalho.

Outro encontro inspirador foi a ex-ginasta campeã mundial, a gaúcha Daiane dos Santos, que conversou sobre a sua trajetória com os alunos do Geração Caldeira em outubro. A 1ª brasileira campeã mundial de ginástica e vencedora de 9 medalhas de ouro serviu como exemplo de superação para os 200 jovens. 

Já o Masterclass com o palestrante e escritor do best seller “O Papai é Pop”, Marcos Piangers, abordou temas como protagonismo e felicidade para os alunos do Geração Caldeira. Ressaltando a importância da serendipidade e da colaboração para a geração de relações mais significativas, Piangers trouxe aprendizados de sua própria trajetória como comunicador, escritor e pai.

Experience Senac 2023

Os 200 alunos do Geração Caldeira tiveram a oportunidade de participar do Experience Senac 2023, nos dias 5 e 6 de outubro, na sede da Fecomércio, em Porto Alegre. O evento contou com uma série de painéis, atividades e integrações, além de um talk do diretor do Campus Caldeira, Felipe Amaral, sobre o Nova Geração e outras iniciativas do Instituto Caldeira junto aos jovens que fazem parte do programa.

Além disso, o Senac Tech, em parceria com Campus Caldeira, desenvolveu um trilha de Python, iniciada em setembro, para uma turma de alunos do Nova Geração. Essa turma é composta por 30 jovens talentos do programa que não fizeram parte dos 50 selecionados na trilha de Programação do Geração Caldeira 2023, mas participaram ativamente e foram destaque do projeto. O curso tem duração de 4 meses.

Oportunidades globais

Mais de 700 estudantes de 10 escolas públicas e particulares do Estado estiveram no Campus DC, a convite da Secretaria Estadual da Educação, para um painel sobre Oportunidades Globais com Greg Manne, da Schmidt Futures e Marcelo Peterlini, da Latin American Leadership Academy (LALA).

Manne falou sobre o Rise, uma iniciativa da Schmidt Futures (organização filantrópica do ex-CEO do Google e de sua esposa) e da Rhodes Trust, que oferece oportunidade de bolsas de estudo para a vida toda de jovens talentos ao redor do mundo.

Já a LALA é uma instituição sem fins lucrativos que visa desenvolver uma nova geração de líderes diversos, empreendedores e éticos que servirão a região da América Latina. 

Sobre o Nova Geração

Dividido em dois momentos, a capacitação dos jovens se separa entre o Nova Geração e o Geração Caldeira. O primeiro acontece de forma online, onde um número grande de jovens entre 16 e 24 anos, e que tenham cursado o ensino médio na rede pública, escolhe a trilha temática de desenvolvimento que mais os interessam (Programação, UX/UI, Marketing Digital ou Gestão de Vendas) e iniciam a formação.

Já o Geração Caldeira, conectado ao programa de empregabilidade, é a fase presencial onde alunos do Nova Geração com melhores desempenhos são selecionados para uma etapa de intensificação da formação profissional. Nesta etapa, o Instituto Caldeira concede aos estudantes bolsas para auxiliar nos estudos e demais necessidades que possam surgir. 

Para garantir uma formação alinhada com o que o mercado de tecnologia tem demandado, a iniciativa do Campus Caldeira conta com a parceria de marcas como AWS, Google, Microsoft, Nvidia, Salesforce, Oracle, Sebrae, Alura, Instituto Eldorado, entre outros.