Fundação Tênis participa de Cúpula Internacional do Esporte no Vaticano

Há mais de 20 anos transformando a vida de jovens e crianças, o trabalho da Fundação Tênis já foi reconhecido até pelo Papa Francisco! A entidade, que também faz parte do Campus Caldeira, acabou de voltar da Cúpula Internacional do Esporte, que aconteceu no Vaticano e reuniu 200 ONGs do mundo inteiro ligadas ao tema para pensar como tornar mais efetiva a inclusão social através de práticas esportivas.

Que o esporte é uma grande ferramenta de transformação todo mundo já sabe. Mas ele tem muito mais força quando tratado de maneira pedagógica, com plano de ensino e um projeto bem definido. E foi justamente isso que foi abordado na Cúpula Internacional do Vaticano, realizada em setembro. 

No encerramento do evento, as entidades assinaram uma declaração se comprometendo a incentivar a acessibilidade, o respeito ao próximo e o trabalho em equipe, entre outros valores, por meio do esporte. Novas reuniões vão acontecer para medir como isso tem sido feito na prática!

O esporte só é uma ferramenta de transformação quando há intenção! Por isso, saímos da Cúpula muito satisfeitos em ver que todos os pontos da declaração já são seguidos pela Fundação nos projetos ligados ao esporte, que atende atualmente 1,5 mil alunos entre 8 e 16 anos em três estados do país, celebra o superintendente da Fundação Tênis, Luis Carlos Enck, o Biba.

Ele explica que o desafio, no entanto, será transpor os valores da declaração no projeto-piloto da Fundação, ligado à inserção de jovens na vida profissional, que tem foco no mercado de tecnologia e acontece no Campus Caldeira.

O Campus Caldeira tem sido um espaço fundamental para capacitação dos jovens na área de tecnologia, que é um mercado com muito mais oportunidades do que qualquer outro. Além disso, temos outra turma no Caldeira que foca no reforço do ensino escolar, mas de forma prática, como aprender matemática para fazer um orçamento

A Fundação Tênis atende atualmente 85 jovens, de 17 a 20 anos, em projetos ligados ao Jovem Aprendiz, no Campus Caldeira, com aulas presenciais e remotas. Conforme explica Biba, o objetivo é conectar esses jovens com empresas do RS, especialmente as do hub de inovação do 4º Distrito.

“Mas não queremos que conexão seja um assistencialismo por parte das empresas. Estamos capacitando esses jovens para serem profissionais completos, que vão contribuir para o crescimento das companhias”, acrescenta.

A capacitação dos alunos acontece desde abril no Campus Caldeira e a sinergia com as empresas já está em ebulição. Por exemplo, a Lojas Renner, uma das fundadoras do Instituto Caldeira, fechou parceria com a Fundação Tênis para contratar todos alunos de uma das turmas para trabalhar na área de TI da empresa como Jovens Aprendizes!