"Somos cria do Caldeira", diz Diesel; Yours Bank recebe aporte de R$ 5 milhões do B

Fintech de educação financeira Yours Bank mira mais de 100 mil usuários em 2022

Criada em 2021, a Yours Bank já vem causando impacto no mercado. Após alguns meses de atividade, a fintech gaúcha de educação financeira já vê o seu número de usuários ativos crescer consideravelmente, chegando, atualmente, à casa dos 20 mil. Agora, visualizando o bom desempenho, a startup planeja ultrapassar a meta dos 100 mil no próximo ano. 

Temos escalado, e o número de usuários tem dobrado de tamanho basicamente a cada 2 meses. Isso prova que a nossa operação está tendo tração, e o mercado está gostando”, resume Felipe Diesel, cofundador e CEO da Yours Bank, sobre a trajetória da fintech.

Com 20 anos de experiência na área da educação, atuando como professor e diretor de escola, ele percebeu, diante da dificuldade dos jovens em relação a empreendedorismo e educação financeira, uma oportunidade de negócio.

“Há uma dificuldade do jovem em ter, hoje, a sua primeira conta bancária e o seu primeiro cartão. Geralmente, eles estão no nome dos pais”, afirma Diesel. Foi enxergando essa oportunidade de mercado, e unindo ao propósito de educar, que ele e seu sócio, Willian dos Santos, decidiram criar uma solução que, além de possibilitar uma conta bancária ao jovem, também disponibiliza o acesso à educação.

Assim, surgiu a Yours Bank, uma plataforma que busca trabalhar a educação financeira de diferentes formatos: seja através da possibilidade de aplicação ou da disponibilização de conteúdos dentro e fora do seu aplicativo. A intenção, no fim, é sempre instruir o jovem a utilizar o seu dinheiro da melhor maneira. 

Por isso, ensina a economizar e a investir, explica como funcionam os juros e, também, o que significa poupança, renda fixa e renda variável, por exemplo. São algumas das informações consideradas necessárias para que o jovem entre no mercado e não adquira dívidas no futuro. Dessa forma, muito mais do que uma conta bancária, a fintech é uma solução educacional.

Queremos transformar a vida dos nossos usuários, crescendo e amadurecendo junto deles, além de resolver as suas vidas financeiras”, completa o CEO.

Espaço para as fintechs

Atualmente, as startups de finanças são as mais atrativas para os investidores no mercado. Diante dessa realidade, Felipe Diesel acredita que, embora já existam muitas fintechs, ainda há bastante espaço para crescimento, pois várias delas têm buscado se encaixar em um nicho específico, como na área de seguros ou na área educacional.

O mercado dos bancos tradicionais, que é altamente lucrativo, vai ter dois principais insurgentes nos próximos anos: as fintechs e as bigtechs. As fintechs estão buscando o seu espaço, crescendo em um nicho em que o banco não atua, e as bigtechs, como Apple, Google e Facebook, também”, avalia o cofundador da Yours Bank. “Deve haver uma disrupção nesse mercado”, complementa.

Esta mudança, segundo Diesel, já teria o caminho pavimentado para ocorrer com segurança, já que, por trabalhar com o sistema financeiro, o mercado de fintech é altamente regulamentado e organizado, viabilizando um grande crescimento e amadurecimento. Como exemplo, ele traz o Banking as a Service, sistema bancário que está de acordo com a operação do Banco Central, dando conta de questões como segurança e inibindo fraudes. 

Ambientes de inovação no Estado

Segundo o CEO da Yours Bank, o ambiente de inovação no Rio Grande do Sul ainda está engatinhando quando comparado a estados como Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo. No entanto, ele está avançando, e, para que isso siga acontecendo, espaços como o do Instituto Caldeira são essenciais para criar um ambiente de conexão. 

“É um hub de inovação no Estado em que nós podemos conectar empresas e ideias. Nós, como startup, conseguimos benefícios por estar aqui. Muita ajuda do Sebrae, inclusive”, destaca. Para ele, as grandes empresas são responsáveis por manter essa conexão, pois elas é que possuem caixa para financiar as atividades. “À medida que essas empresas amadurecem e outras conseguem acessar dinheiro em fundos e crescer, nós tendemos a ver um maior amadurecimento no ecossistema de inovação”, completa.

Raio-X

Startup: Yours Bank 

Sócios: Felipe Diesel e Willian dos Santos

Estágio: scale up

Segmento: edtech/fintech

Número de colaboradores: 16

Investimento já recebido: R$ 1,2 mi

Principal produto: conta bancária para menores com foco em ensinar educação financeira