Produtos devem refletir essência da marca, defende CEO do Boticário

Quem entra em uma loja de produtos de beleza e cosméticos hoje exige uma cartela completa de cores de produtos para pele, tratamento para diferentes tipos de cabelo, equipe plural e o máximo de informações sobre o processo produtivo. Para Fernando Modé, CEO do grupo Boticário, estes são exemplos de como o mercado exige a aplicação do ESG na prática. Fazendo uma analogia à composição dos perfumes, o empresário defendeu que responsabilidade ambiental, social e com a governança corporativa é a essência da marca e deve estar traduzida nos produtos e na gestão durante o painel ESG: Purpose and Continuity for Multidimensional Positive Impact Generation do South Summit 2023 nesta quinta-feira (30).

Os consumidores estão mais exigentes e cuidadosos e as empresas – de todos os tamanhos – precisam acompanhar essa demanda. O Boticário é uma das grandes empresas brasileiras que conseguiram acompanhar as novas dinâmicas de mercado com investimento em inovação e em pessoas.

“Quando falo em ESG, três pontos relacionados ao valor me vem à mente. Primeiramente, valor é aquilo em que é realmente fundamental em nosso jeito de fazer negócio. Em segundo lugar é aquilo que conseguimos colocar na prática no nosso dia a dia. E por último é aquilo que tem consequências muitos marcantes”, destaca o CEO do grupo.

A sigla ESG precisar estar em tudo o que é feito dentro das organizações, de forma transversal. Esta é a única maneira de realmente atingir o sucesso responsável

Este compromisso tem reflexos positivos, mas também pode trazer alguns prejuízos. “Presente em 50 países além do Brasil (onde foi fundado), o Boticário nunca pode estar presente na China, pois o país exige testes em animais (para a venda de produtos cosméticos) e fomos a primeira empresa a acabar com essa prática no Brasil, há 15 anos. Outro ponto: não investimos em criptomoedas por que entendemos que a sua mineração tem alto impacto ambiental. Provavelmente perdemos dinheiro por isso, mas é consequência do nosso propósito”, salienta. 

Para Modé, encarar a realidade e valorizar a diversidade brasileira são pontos cruciais e enormes diferenciais para as empresas nacionais. Focado em apresentar ao longo do painel aspectos tangíveis relacionados à implementação dos critérios ESG no Boticário, Modé lembrou do processo de criação de um polo de beleza em Camaçari, na Bahia.

Há cerca de 12 anos, a instalação de uma fábrica da empresa paranaense nessa região transformou a vida da comunidade ao garantir mais oportunidades de emprego às mulheres e rompeu com estereótipos ainda existentes em torno da população nordestina. “Hoje, o Centro de Distribuição instalado na cidade é um dos mais produtivos do mundo nesta tecnologia. Nós demos oportunidade e o nível de engajamentos das equipes é de quase 100%”.