capa-blog- kickstart

Caldeira inaugura aceleração para startups em fase inicial; Saiba como se inscrever no Kickstart

As startups em fase de ideação enfrentam uma série de desafios ao dar o primeiro passo para transformar ideias em realidade e desenvolver o tão sonhado Produto Mínimo Viável (MVP). Neste estágio inicial, muitas vezes, os empreendedores se deparam com obstáculos como a falta de conhecimento técnico, dificuldades em encontrar mentores experientes e a escassez de financiamento. Para apoiá-los no começo dessa jornada empreendedora, o Instituto Caldeira lançou um programa inédito de aceleração para startups em fase inicial: o Kickstart.

Além de agilizar o desenvolvimento do MVP e tirar o projeto do papel, o Kickstart oferece um ambiente propício para a troca de ideias e experiências entre empreendedores, além de uma imersão valiosa no hub de inovação gaúcho, o que permite contato com mais de 470 empresas e 700 startups da Comunidade Caldeira.

O Kickstart tem o objetivo de criar uma base sólida para o crescimento sustentável das empresas, unindo-se às demais trilhas de aceleração do Instituto Caldeira. Com o lançamento do Kickstart, os programas passam a abranger as fases de Ideação, Validação/Operação (Caldeira MVP) e Tração/Escala (Ebulição).

Empreendedores que tenham identificado um problema/dor no mercado e possuam uma ideia/projeto escalável para solucionar esses desafios podem se inscrever no Kickstart através deste link. A primeira turma será formada por 25 startups.

Vale lembrar que mais de 150 startups brasileiras já foram aceleradas por programas de aceleração Instituto Caldeira. Muitas escalaram suas soluções nacional e internacionalmente.  

Como vai funcionar?

O Kickstart irá acontecer duas vezes ao ano, sendo cada turma formada por 25 startups. Durante o programa, a startup se torna membro da Comunidade Caldeira e terá direito a acessar o Startup Village com posição de trabalho e outros benefícios.

Ao fim da capacitação, haverá uma premiação exclusiva oferecida pela Be 220, empresa membro da Comunidade Caldeira. A vencedora terá acesso a um Product Discovery, que consiste em 4 imersões de 2 horas com CTO, Product Owner e UX Designer para mapeamento, diagnóstico e criação do escopo do projeto completo com canvas de valor do negócio, personas e fluxogramas. 

A aceleração tem duração aproximada de 45 dias e será dividida em uma etapa de kickoff online, workshops, encontro presencial e pitch day.

Kickoff – Primeiro momento de interação da turma, momento para conhecer quem são os demais empreendedores e quem estará acompanhando o desenvolvimento do seu negócio ao longo da jornada.

Workshops – Serão 5 encontros online de exposição e interação com as demais startups participantes do programa e speakers referência no mercado.

Encerramento – Momento final da jornada, um encontro presencial, no Instituto Caldeira, com apresentação do pitch de algumas startups participantes.

Veja mais informações sobre o programa Kickstart clicando aqui.