Bons ventos

Consta que os mercadores romanos da Antiguidade davam nomes aos ventos. “Ob portus” era como chamavam o vento favorável e oportuno que empurrava os seus barcos na direção de portos seguros. A expressão deu origem à palavra oportunidade que, com o tempo, ganhou vários sinônimos e significados: chance, brecha, momento certo, maré alta.

Nos últimos dois séculos, a palavra foi gradativamente incorporada ao léxico do empreendedorismo. Oportunidade é o sopro exterior oriundo de pressões atmosféricas, mas também é um sopro interior que chamamos de vontade, coragem, intuição. A combinação de ambos é o que define o sucesso ou o insucesso de um empreendimento.

Vários “Ob portus” têm soprado na direção do nosso ecossistema, empurrando os negócios e encorajando as pessoas. Recentemente, Porto Alegre foi eleita pelo Ministério da Economia como a melhor cidade para empreender no Brasil, segundo o índice Cidades Empreendedoras de 2022 que analisou o desempenho de 101 munícipios do país. Iniciativas como Pacto Alegre, POA Inquieta, Pacto pela Educação, entre outros projetos, sopram ventos de mudanças e dão sinais de uma cidade que busca retomar seu dinamismo e, principalmente, a capacidade de dialogar e colaborar.

Ainda há muitos ventos contrários. Alguns lembram até tempestades de areia que visam ofuscar nossa capacidade de articular uma agenda positiva e propositiva. Mas como escreveu nosso grande Érico Veríssimo, “quando os ventos de mudança sopram, alguns levantam barreiras, outros constroem moinhos de vento”. Empreendedores são moinhos de vento. Logo, desistir não é uma opção.

A partir de amanhã, um novo “ob portus” irá soprar forte na direção de Porto Alegre. De 29 a 31 de março, acontece a segunda edição do South Summit Brazil, no Caís Mauá. A cidade vai receber um grande número de articuladores do ecossistema de inovação; gente inquieta que está interessada em gerar valor, conexão, transformação e impacto para nossa sociedade através do uso de novas tecnologias. Mas, acredite, nada acontece por acaso. Essa realização é resultado da vontade e da coragem de muitos empreendedores locais. O Instituto Caldeira saúda esse sopro de entusiasmo que é o South Summit. Vamos fazer de tudo para que ele seja um vendaval de oportunidades para nossa querida cidade. Voa, POA!