Apple, Microsoft e Amazon no TOP3 das mais inovadoras do mundo
Apple, Microsoft e Amazon lideram ranking das 50 companhias mais inovadoras do mundo, segundo levantamento do Boston Consulting Group (BCG).
Das três gigantes, duas são parceiras do Instituto Caldeira no programa Nova Geração, iniciativa focada na transformação através da formação de talentos para a nova economia: Microsoft e a Amazon Web Services (AWS), plataforma de computação em nuvem da Amazon.
A lista segue com Alphabet, Tesla, Samsung, Moderna, Huawei, Sony e IBM como as TOP 10. Quatro companhias estão pela primeira vez na lista: Nvidia, Zalando, Bytedance e Panasonic. E oito retornaram: Jingdong, 3M, Hitachi, GM, Ford, Intel, Nestlé e Unilever.
O levantamento anunciado recentemente pela consultoria norte-americana aponta que muitas das corporações da lista também são estão entre as primeiras a adotar os princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) e estabelecer compromissos de descarbonização. Quase 80% (39) estão entre os principais inovadores da C&S, de acordo com os votos dos pares globais.
Dois terços das empresas na pesquisa global de inovação de 2022 do BCG classificaram o clima e a sustentabilidade (C&S) como uma das principais prioridades corporativas. Mas apenas 1 em cada cinco está pronta para agir.
Para os líderes da C&S, a inovação baseada em tecnologias existentes e emergentes é essencial para combater as mudanças climáticas. As empresas precisam aplicar a tecnologia existente de novas maneiras para criar produtos e processos ecológicos no curto prazo. A tecnologia avançada é apontada como fundamental para descarbonizar as indústrias intensivas em emissões ao longo do tempo.
Mas os líderes também possuem mecanismos de inovação bem ajustados e acelerados. Entre as empresas comprometidas com a inovação de C&S, apenas 20% pontuaram 81 ou mais na estrutura de benchmarking de inovação para impacto de 100 pontos do BCG (i2i pelo BCG), marcando-as como inovadoras prontas. Mais de três quartos dos inovadores de C&S comprometidos precisam aumentar seu jogo de inovação e 80% de todas as empresas enfrentam uma curva de aprendizado acentuada.