Alana AI e Trashin, da comunidade Caldeira, vencem Competição de Startups

Das cinco vencedoras na Competição de Startups do South Summit Brazil 2023, duas fazem parte da comunidade do Instituto Caldeira, a Alana AI e a Trashin, que assinou uma parceria com o Hub de inovação logo após a conquista. Com mais de 2 mil inscrições, o dobro da primeira edição, a cleantech Trashin se sagrou vencedora da categoria Best Team Award (Prêmio de Melhor Equipe), enquanto a Alana AI conquistou o Prêmio de Mais Escalável (Most Scalable). A cerimônia de encerramento do evento, um dos maiores encontros globais do ecossistema de empreendedorismo, ocorreu nesta sexta-feira (31) em Porto Alegre. 

A Alana AI é uma startup que utiliza Inteligência Artificial voltada a resultados em Customer Experience. Com a ferramenta criada pela empresa é possível interagir, engajar e responder aos consumidores de maneira automática, personalizada e humanizada por meio de todos os canais digitais. A empresa já participou do Ebulição Startups, programa do Instituto Caldeira para acelerar startups.

“É uma grande conquista o reconhecimento em um evento tão importante. Vai ser uma oportunidade única para geração de novos negócios e parcerias. Estamos passando por uma rodada Série A, e tenho certeza que essa vitória vai nos alavancar e auxiliar nesse processo de captação” , comemora Laís Cesar, head de inovação aberta da empresa.

A outra grande vencedora foi a Trashin, que acabou de firmar parceria com o Instituto Caldeira, se tornando membro da comunidade. Além disso, Sérgio Finger, CEO da Trashin, é um dos mentores do Ebulição Startups.

“Vencer uma competição internacional deste porte é um grande marco para nossa história. As premiações que a Trashin conquistou com o passar dos anos nos dão a convicção que nosso trabalho está no caminho certo”, afirma Finger. 

Criada em 2018, na capital gaúcha, a Trashin é uma empresa que também faz parte da comunidade, e realiza operações de gestão de resíduos 360° e programas de logística reversa com o uso de tecnologia e inovação. A sustentabilidade da cleantech foi aplicada, na prática, no South Summit 2023. A Trashin foi responsável pela gestão de todos resíduos da edição de 2023.

A conquista também é um novo marco para o Instituto Caldeira, que novamente tem empresas do Hub entre as vencedoras da competição. Em 2022, quatro das cinco empresas destaques foram da comunidade, entre elas a YoursBank, a grande vencedora.

Além das duas vencedoras, outras 3 startups membros do comunidade estiveram na disputa pelo prêmio da Competição de Startups, superando milhares de outras empresas. As fintechs Slice e Dootax, e a startup Volters, que atua com soluções ESG.