Agidesk, membro do Instituto Caldeira, capta R$ 4,5 milhões para investir em IA e impulsionar área de vendas

Após um criterioso e longo processo, sendo aprovado em três batches diferentes, a Agidesk, plataforma de gestão e automatização de processos de retaguarda e atendimento, anunciou o investimento de R$ 4,5 milhões liderados pelo BR Angels, um dos principais grupos de investimento-anjo do país. Com base no crescimento apresentado pela startup, a Bossa Invest, casa de venture capital que havia investido na Agidesk R$ 1 milhão no primeiro semestre de 2022, decidiu acompanhar a rodada.

Fundada em 2019 por Veridiana Cavalheiro e Bruno Ukoski, a plataforma tem como objetivo simplificar e organizar o fluxo de trabalho das empresas. Uma de suas principais premissas é solucionar gargalos de comunicação e demandas dos mais diversos negócios, otimizando tempo, reduzindo custos e gerando informações precisas para os gestores tomarem decisões rápidas e assertivas. 

A Agidesk é uma startup da Comunidade Caldeira que foi acelerada pelo Ebulição, já participou de Talks e Pitches no hub de inovação, além de ser um dos destaques no guia Startup Guide e finalista na 1ª edição da Competição de Startups do South Summit Brazil

Atualmente, ela tem em seu portfólio de clientes diversos membros do Instituto Caldeira, como Grendene, Unifértil, Seprorgs, TKE e Sicredi. 

Além disso, o Caldeira também é cliente da Agidesk e utiliza a solução da empresa para automatizar as demandas da área de Facilities.

De forma concreta, o Caldeira é um ecossistema pulsante que nos permite estar totalmente inseridos e conectados com clientes, parceiros e com a comunidade em geral, salienta Veridiana Cavalheiro, CEO da Agidesk.

De acordo com a executiva, a startup planeja utilizar o investimento recebido para impulsionar seu crescimento nas áreas de vendas, marketing e tecnologia. O objetivo é identificar e explorar canais de aquisição sustentáveis, visando uma expansão nacional eficiente e rentável. 

“A gente também planeja investir significativamente no desenvolvimento do portfólio de produtos e na melhoria da experiência do usuário. A meta é fortalecer a presença da marca no mercado nacional e estabelecer parcerias estratégicas que ampliem o alcance e a eficiência operacional. Com essas ações, almejamos não só consolidar a posição da Agidesk no Brasil, mas também preparar o terreno para futuras expansões internacionais”, declara a CEO.

Para 2024, especificamente, o foco é aumentar a área de vendas e marketing, buscando estratégias para um crescimento sustentável através de novos canais de aquisição e parcerias.

Outro grande objetivo é aprimorar a produtividade dos clientes, conforme explica Bruno Ukoski, CTO da Agidesk. O foco dessa estratégia é a implementação de funcionalidades avançadas, baseadas em algoritmos de inteligência artificial, no núcleo do motor de processos da plataforma. 

Essa inovação tecnológica visa otimizar a eficiência operacional, permitindo que os clientes da Agidesk realizem suas tarefas com maior precisão e velocidade. Ao longo dos próximos meses, este enfoque em inteligência artificial será o pilar central do planejamento estratégico da companhia, diz Ukoski.

A inteligência artificial, nesse contexto, não é apenas uma ferramenta, mas um facilitador chave que impulsiona a inovação e a eficiência, garantindo que a Agidesk se mantenha na vanguarda da tecnologia de gestão de processos.

“A incorporação dessas funcionalidades não apenas melhora a proposta de valor da Agidesk, mas também representa um salto qualitativo na forma como os clientes interagem com a plataforma, transformando processos complexos em operações mais fluidas e intuitivas”, complementa o CTO.

Time qualificado motivou aporte 

Ao longo de 2023, a Agidesk fortaleceu seu time de lideranças, trazendo Ricardo Karam como COO (Chief Operations Officer) e Juliano Murlick como CSO (Chief Strategy Officer).

Inclusive foi durante o Ebulição que a empresa se aproximou de Murlick, atual CSO, mentor direto da Agidesk ao longo do programa de aceleração. “Já conhecíamos o Juliano desde 2019, mas foi através do programa e do Caldeira, que nos aproximamos ainda mais, abrindo espaço para que ele viesse a se tornar sócio da startup”, conta Veridiana.

Co-fundador e ex-CEO da Triider, Murlick também agrega à Agidesk sua experiência executiva como Head de Professional Services na Amazon Web Services no Brasil, Head de Arquitetura Corporativa no Sicredi, onde permaneceu por 14 anos e, recentemente, como parte do time do Model 3 na Tesla, em Fremont, na Califórnia. Com residência atual no Vale do Silício e foco em estudos em AI e Web3, o novo CSO traz uma dimensão estratégica crucial para a Agidesk, impulsionando a empresa no cenário tecnológico global.

Já Ricardo Karam é empreendedor desde os 18 anos, fundou um varejo e um atacado com importação direta da China em 2009, além de ter lançado um Software as a Service (SaaS) em 2014. Sua trajetória inclui contribuições significativas em diversas empresas, destacando-se como Head de Produto no Triider e Group Product Manager no Sicredi em sua última experiência. Como novo COO, Karam contribui ativamente na definição de metas, indicadores e na implementação de estratégias operacionais que impulsionam o crescimento e a rentabilidade do Agidesk. 

Com esse histórico, a Agidesk chamou a atenção de investidores, tornando-se a 30º. startup investida pelo BR Angels. Segundo Orlando Cintra, fundador e CEO do grupo, a proposta de valor da Agidesk, seu time de liderança e seu potencial de crescimento estão em sintonia com a visão do BR Angels. Além do capital financeiro, a associação de investimento-anjo contribuirá com capital intelectual, essencial para a escalada do negócio. 

Encontramos na startup uma equipe motivada e uma solução inovadora, que permite, além de atender clientes, solucionar problemas costumeiros dentro das empresas, gerenciando projetos de maneira simples e intuitiva, tornando os colaboradores mais engajados, finaliza Cintra.

Veja mais conteúdos no blog do Instituto Caldeira