Leo Gmeiner, fundador da School Guardian, no SXSW

4 takeaways do SXSW 2024 na visão da School Guardian: “O futuro deve nos brindar com mais oportunidades de sermos resilientes”

Série especial: leia os depoimentos de quatro empreendedores que foram ao SXSW 2024, a convite do Instituto Caldeira, Dell e Intel®, com Leo Gmeiner, fundador da School Guardian.

O South by Southwest 2024 (SXSW), maior festival de inovação da indústria criativa, chegou ao fim em março, mas as lições que startups brasileiras absorveram no evento permanecerão ecoando. O Instituto Caldeira, em parceria com a Dell Technologies e Intel®, selecionou em dezembro quatro startups para participar do SXSW 2024 com tudo pago, realizado em Austin, no Texas. Após a competição, Pix Force, Yours Bank, School Guardian e Dadosfera.ai saíram vencedoras.

Neste 3º artigo, você vai conferir como foi a experiência de Leo Gmeiner, fundador da School Guardian:

O South by Southwest é um evento extraordinário, que impacta e movimenta toda Austin. Vimos pessoas de tantos países que perdi as contas, mas dá pra dizer que tinha o mundo todo representado ali. Inúmeros imóveis sendo temporariamente utilizados para as ativações de marcas globais que dedicam seu tempo, seus times e seus budgets a esse importante festival, que gira a economia da cidade. Ele permite, por exemplo, que os moradores da cidade façam 15 mil dólares em 15 dias alugando suas casas pelo AirBnB.

Takeaway nº1: Identificar e aproveitar oportunidades

A capacidade da cidade se adaptar para aproveitar ao máximo esse momento, que acontece todos os anos, é um dos aprendizados importantes, que se refletiu também na minha agenda durante o evento. Vale refletir também que aproveitar ao máximo tem diversas perspectivas: a do morador que aluga sua casa; a do artista que expoẽ sua arte nas ruas e ganha uma audiência exponencialmente maior; a do participante que adapta sua agenda supostamente obrigatória às mudanças que os encontros trazem.

Créditos: Instituto Caldeira.

Takeaway nº2: Trabalho em equipe

O segundo ponto importante, que reforça uma lição há tempo aprendida, é como é essencial e transformador o trabalho em equipe. Vemos e vivemos isso na School Guardian, mas foi incrível ver isso acontecendo na harmonia e sinergia dos times Dell, Intel e Instituto Caldeira, que deram um show exclusivo e perfeito para as 4 startups participantes. 

Takeaway nº 3: Acompanhar as tendências

O terceiro ensinamento é que olhar para as tendências é fundamental para adquirirmos a visão de futuro que pode mudar os rumos dos nossos negócios, mas que manter a flexibilidade do planejamento, necessária pela inconstância de tudo, é a grande estratégia.

Afinal, quantas vezes as coisas mudaram inesperadamente ao longo da vida e quantas vezes isso aconteceu com a popularização da IA no último ano? Se já vivíamos incerteza, o futuro deve nos brindar com ainda mais oportunidades de sermos flexíveis, resilientes e resistentes ao mesmo tempo.

Takeaway nº4: Tecnologia como meio

Por fim, mas não necessariamente nessa ordem, o futuro das pessoas será muito melhor se tivermos como premissa individual, dos agrupamentos em que vivemos, das cidades e nações, que tecnologia deve ser para construir pontes entre pessoas. O velho conceito de que tecnologia é meio e não fim. Se conseguirmos fazer isso, em minha opinião, construiremos, juntos, poderosas ferramentas em prol da humanidade.

A experiência no SXSW certamente não acaba por aqui. Com certeza, tem muito mais conhecimentos que virão com os dias, a partir de toda a experiência proporcionada pelos propósitos de pessoas e marcas que se somaram para transformar, desde já, os resultados dos nossos negócios.

Veja também o depoimento de Daniel Moura, cofundador da Pix Force. E o depoimento de Willian dos Santos, cofundador da Yours Bank.

No próximo e último artigo dessa série especial sobre os aprendizados de startups brasileiras no SXSW 2024, confira o depoimento de Luis Martins, cofundador Dadosfera.ai. Acompanhe tudo pelo blog do Instituto Caldeira.