Luis Martins, cofundador da Dadosfera, no SXSW

4 takeaways do SXSW 2024 na visão da Dadosfera: “Trazemos uma visão renovada e a determinação de liderar na tecnologia”

Série especial: leia os depoimentos de quatro empreendedores que foram ao SXSW 2024, a convite do Instituto Caldeira, Dell e Intel®, com Luis Martins, cofundador da Dadosfera.ai

O South by Southwest 2024 (SXSW), maior festival de inovação da indústria criativa, chegou ao fim em março, mas as lições que startups brasileiras absorveram no evento permanecerão ecoando. O Instituto Caldeira, em parceria com a Dell Technologies e Intel®, selecionou em dezembro quatro startups para participar do SXSW 2024 com tudo pago, realizado em Austin, no Texas. Após a competição, Pix Force, Yours Bank, School Guardian e Dadosfera.ai saíram vencedoras.

Neste 4º e último artigo, você vai conferir como foi a experiência de Luis Martins, cofundador da Dadosfera.ia:

A presença da Dadosfera.ai no SXSW 2024 foi uma jornada reveladora para explorarmos as fronteiras da inovação tecnológica mundial. Enquanto CEO da Dadosfera.ai, testemunhei em primeira mão a razão do sucesso desse evento que envolve um ecossistema vibrante de tecnologia, cultura e inovação através de perspectivas únicas. 

Takeaway nº1: Tenha plano A, B e C

As sessões de conferências foram particularmente enriquecedoras, com conversas bem articuladas entre especialistas e autoridades da indústria em 24 trilhas de programação. Nós, da Dadosfera.ai, ficamos particularmente atentos à trilha de Startups, sendo que uma das principais dicas para quem quer curtir o evento é o de planejar com antecedência uma agenda de plano A, B e C. No dia, vários imprevistos acontecem e é importante estar planejado para assumir novos rumos de acordo com interesses previamente mapeados.

Takeaway nº2: IA Generativa

A ascensão da inteligência artificial generativa foi uma das discussões mais envolventes, presente em praticamente todas as ativações, eventos e palestras. Esta aplicação de tecnologia está remodelando setores e promete uma nova era de criatividade e eficiência. 

Um dos convidados ao evento que mais me chamou a atenção foi o Phil Wiser, CTO da Paramount. Ele falou sobre a IA generativa na indústria de cinema e televisão com destaque à adoção acelerada da IA, mais rápida que a da internet, e delineou suas aplicações desde a pré-produção até a eficiência na pós-produção. 

Wiser também mencionou o papel da IA na criação de cenários virtuais, na distribuição global de mídia através de tradução automatizada e adaptação cultural, e na geração de cenas com engenharia de prompts de IA. Por fim, o CTO falou sobre o desenvolvimento do Sora, uma plataforma de geração de vídeos hiper-realistas da OpenAI, e abordou o equilíbrio entre inovação e considerações éticas no uso da IA. 

Takeaway nº3: Sustentabilidade é tech

O SXSW 2024 também reforçou a importância vital da sustentabilidade no desenvolvimento tecnológico. Discussões sobre soluções ambientais globais destacaram a necessidade de incorporar práticas sustentáveis em nossas operações e produtos. No último dia, foi interessante ver como esse tema ocupou um momento especial na agenda no Executive Briefing Center da Dell, onde especialistas do nosso patrocinador discorreram sobre vários temas. 

Créditos: Instituto Caldeira.

Takeaway nº4: Saúde e tecnologia

Outro aprendizado se deu frente à relação entre saúde e tecnologia. Avanços em telemedicina, biotecnologia e dispositivos vestíveis (wearable devices) estão revolucionando o cuidado com a saúde. A Dadosfera.ai está explorando soluções que podem contribuir para este campo, melhorando diagnósticos, tratamentos e a experiência do paciente. Visitamos o Laboratório de Inovação, IA e Computação de Alto Desempenho da Dell, em Round Rock, onde conhecemos um leito de hospital totalmente automatizado, que identifica movimentos do paciente, presença em determinados locais específicos entre outras informações. 

Um marco particularmente emblemático de nossa jornada foi a visita à Universidade Texas A&M. Nessa ocasião, tivemos o privilégio de nos reunir com o Prof. Jian Tao, destacando a ambição clara de apresentar a Dadosfera.ai e nossa inovadora solução de Data Lakehouse as a Service. 

Essa reunião não foi apenas uma oportunidade de apresentar nossa proposta, mas também de explorar sinergias potenciais entre a robusta infraestrutura física fornecida pelos servidores da Dell e Intel e a flexibilidade de nossa solução em nuvem.

Este dia não apenas solidificou nosso compromisso com a inovação colaborativa, mas também ampliou nossa visão e inspiração, graças ao contato com profissionais que lideram a vanguarda da inovação em seus campos.

À medida que retornamos ao Brasil, trazemos uma visão renovada e a determinação de liderar a vanguarda tecnológica, impulsionados pelos insights e parcerias formadas em Austin.

Veja os depoimentos dos outros três empreendedores que viveram o SXSW 2024 na editoria Fala, comunidade.