CONTEÚDO:
Os campos de Ética e Segurança da IA são relativamente novos e muitos desenvolvedores ainda não estão familiarizados com ferramentas e técnicas necessárias para abordar essas importantes considerações. No entanto, há um crescente reconhecimento da necessidade da utilização dessas ferramentas para a criação de sistemas de IA que estejam em conformidade com padrões éticos. Aderir às diretrizes éticas contribui para a implantação responsável da tecnologia e ajuda a mitigar potenciais riscos, como resultados tendenciosos, práticas discriminatórias ou violações de privacidade e segurança.
A ética na IA, no contexto organizacional, envolve a análise dos princípios morais e valores que guiam as decisões e o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial. Ao considerar os impactos sociais, econômicos e morais de suas ações, as organizações podem garantir que a IA seja utilizada de forma responsável e benéfica. Para tal, é necessário endereçar as discussões e estabelecer diretrizes éticas , promovendo confiança, transparência e equidade na implementação e no uso da IA.
CONVIDADAS:
Aline Santos Barbosa – Pesquisadora e Gestora de Informação RAIES
Mini bio: Gestora de informação e CEO da equipe IBI AMA. Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS. Trabalha há mais de 12 anos dentro da Indústria Criativa. Também é CEO e idealizadora da empresa “Cultural Maps”, espaço virtual de gestão contínua de conteúdos culturais. Atualmente, trabalha como pesquisadora de Ética e Segurança na Inteligência Artificial no grupo RAIES (PPG-Filosofia) da PUCRS e é mestranda do curso de pós-graduação em Filosofia da PUCRS.
Dieine Bernieri Schiavon – Pesquisadora projeto RAIES
Mini bio: Informata biomédica, fonoaudióloga e pesquisadora no projeto RAIES. Atualmente, trabalha como pesquisadora de Ética e Segurança na Inteligência Artificial no grupo RAIES da PUCRS e é mestranda do curso de pós-graduação em Tecnologia da Informação e Gestão em Saúde da UFCSPA, linha de pesquisa Sistemas Inteligentes e aplicações na saúde com ênfase em Inteligência Artificial aplicada ao apoio ao diagnóstico.
Natália Marroni
Mini bio: Pós-doutoranda em Inteligência Artificial e Foresight no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Cofundadora do NAVI, hub de Inteligência Artificial vinculado ao Tecnopuc e à Wisidea e Fellow da ABES. Profissional graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), especialista em Administração da Tecnologia da Informação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011), mestre (2015) e doutora (2020) em Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS:
– Princípios éticos da IA (fairness; robustez; interpretabilidade; transparência; e responsabilização)
– Ética by Design (União Européia)
– Práticas e vieses sociais aplicados a IA
– Governança de dados
– Monitoramento ético aplicado a IA
– Machine Learning Fairness
– Interpretabilidade em visão computacional
– Dilema: Modelo sustentável vs Robusto
– Dimensões éticas da IA nas organizações
– Aplicabilidade da ética da IA nas organizações
– Desafios e próximos passos no cenário brasileiro
APOIO: Navi Hub
*Evento exclusivo para membros da comunidade Caldeira e do Navi Hub.