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Programa
Conecta Caldeira

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Solucione desafios reais e conecte-se com grandes empresas.

O Conecta Caldeira é o Programa de Inovação Aberta do Instituto Caldeira, que tem como objetivo conectar grandes empresas da Comunidade à Startups de todo o Brasil que tenham soluções para resolver desafios de negócio dessas empresas.

O propósito do programa, além de solucionar os desafios das empresas, é gerar oportunidade de negócio para as startups. Só no ano passado, foram 31 desafios lançados, 575 startups mapeadas e 72 conexões realizadas.

Funcionando em 4 ciclos distribuídos ao longo do ano, cada edição do Conecta trará novas empresas, desafios e startups selecionadas. Para o 1° ciclo, trabalharemos com as empresas: Arena, Grupo Equatorial, Irani, Rands, Unimed e Vibra.

Como
funciona

01
Inscrições

As inscrições para o programa de conexão devem ser feitas até o dia 05 de abril de 2024.

02
Seleção

Etapa em que é realizada a seleção das startups inscritas. A comunicação das startups selecionadas acontecerá até 19 de Abril.

No dia 08 a 12 de Abril, das 11h às 12h, haverá um encontro para dúvidas e preparação para o DEMODAY.

03
Demoday

As startups selecionadas participarão de um pitch day online com a banca caldeira onde serão selecionada as startups por desafios. Além disso uma Startup Destaque será escolhida entre todas as startups que chegarem até a final.

Demoday – 26 de Abril – 9h às 12h

04
Conexão

Após o pitch day, as empresas entrarão em contato com as startups para alinhamentos sobre a execução da POC.

Premiação

Além da oportunidade de fazer negócio com grandes empresas da Comunidade Caldeira, o programa Conecta oferece as seguintes premiações às participantes:

A banca avaliadora irá escolher a Startup Destaque da edição, que terá direito a créditos para usar as instalações do Instituto Caldeira por 6 meses após um mês de encerramento de cada tese.

Quem pode Participar

Preferencialmente startups que estejam no estágio de desenvolvimento de produto, com pelo menos um MVP (Produto Mínimo Viável), ou prontas para apresentar suas soluções às empresas.

01
Como melhorar a experiência de pagamento do torcedor?

Empresa: Arena

A Arena do Grêmio, reconhecida por ser um dos principais palcos de eventos esportivos e entretenimento, vende aproximadamente 670 mil ingressos anualmente para torcedores apaixonados que desejam uma jornada de compra eficiente. Porém, a Arena vem enfrentando desafios relacionados à experiência de pagamento dos ingressos, tanto em compras online quanto físicas em dias de jogos. Além disso, lida também com filas presenciais, transações não concluídas, fraude e dificuldades na integração entre as plataformas de pagamento e de bilhetagem. Esses desafios não só afetam a satisfação dos torcedores, mas também impactam a imagem da Arena e complicam a gestão financeira interna.

Diante deste contexto, a Arena do Grêmio está em busca de novas soluções tecnológicas inovadoras para melhorar a experiência de pagamento, visando simplificar e acelerar os processos de compra, tanto online quanto fisicamente, e integrar de forma eficaz os sistemas envolvidos. Do lado gerencial, da equipe financeira,  se espera um dashboard intuitivo, assim como dados e relatórios transparentes. Além disso, é essencial a existência de um sistema de Anti-Fraude integrado. O objetivo é proporcionar aos torcedores uma jornada de compra sem fricções, desde a aquisição do ingresso até o pós-jogo, utilizando tecnologias avançadas de pagamento que promovam uma experiência mais agradável e eficiente.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

02
Como desenvolver um sistema de gestão de projetos eficiente e em conformidade regulatória?

Empresa: Grupo Equatorial

A Equatorial está diante do desafio de modernizar seu sistema de gestão de projetos e processos financeiros. Com um legado de uma década, o software existente abre caminho para melhorias significativas, especialmente em áreas como a resolução de bugs e a melhoria da compatibilidade de dados, elementos essenciais para impulsionar tanto a eficiência operacional quanto a confiabilidade dos processos. Ademais, a ausência de documentação técnica detalhada e a falta de um registro claro do histórico de alterações são oportunidades para melhorar a eficácia operacional,  reduzindo sobrecargas e pavimentando o caminho para uma gestão mais ágil e transparente.

Em busca de uma solução, a Equatorial deseja implementar uma plataforma que não apenas atenda às necessidades internas de agilidade e confiabilidade, mas que também esteja alinhada com os padrões e regulamentações estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). É essencial que o novo sistema ofereça facilidades para atualizações e personalizações sem dependências externas, contenha um banco de dados próprio para manutenção e expansão simplificadas e disponha de documentação completa. Com isso, a Equatorial visa facilitar a manutenção e a evolução do sistema, garantindo a qualidade operacional e o cumprimento das exigências legais, além de otimizar o tempo dos seus colaboradores

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

03
Processamento de dados para geração de insights sobre mercado e cliente

Empresa: Irani

A Irani, pioneira em oferecer soluções de papéis e embalagens sustentáveis, continua aprimorando seus processos e produtos para proporcionar ao mercado soluções inovadoras e de alto valor agregado. No entanto, existem alguns desafios cruciais ao desenvolver embalagens inovadoras, como a necessidade de uma identificação detalhada das dores dos clientes, fundamental para a personalização de soluções. Além disso, é essencial medir com precisão eventuais atrasos nos pedidos e extrair insights valiosos dos dados provenientes de visitas técnicas. A digitalização eficiente dos dados durante o desenvolvimento de produtos é igualmente vital para uma resposta ágil e alinhada às expectativas dos clientes.

Nesse contexto, a Irani busca adotar tecnologias que não apenas resolvam questões específicas, mas que também explorem novos horizontes de inovação, utilizando análise de dados e inteligência de negócios para capturar informações essenciais dos clientes e do mercado. A descoberta de novos usos para os produtos da Irani, a maximização do valor dos dados obtidos em visitas técnicas, juntamente com a otimização das informações de mercado, e a redução do tempo de expedição do produto são áreas específicas onde soluções inovadoras podem gerar impactos transformadores.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

04
Otimização do gerenciamento de dados cadastrais dos clientes.

Empresa: Rands

No contexto atual da Rands, a gestão de dados cadastrais e de documentos dos clientes é fragmentada e dispersa entre múltiplos sistemas e produtos contratados, resultando em uma experiência do cliente inferior à ideal. A complexidade é intensificada pela dependência de dados fornecidos por parceiros e pela necessidade de dar mais clareza nas etapas de validação cadastral ao longo da jornada do cliente. Em resposta a essas ineficiências e ao alto custo operacional, a Rands busca implementar um ambiente centralizado que unifique os dados cadastrais e de documentos  por cliente. 

Buscamos uma solução tecnológica que não só atualize e sincronize continuamente os dados em todas as unidades de negócio, mas também facilite o acesso e a gestão dos dados, melhorando a eficiência operacional, reduzindo o SLA dos processos e garantindo a satisfação dos clientes, tudo isso mantendo conformidade com regulamentações de segurança e privacidade como a LGPD.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

05
Como podemos alcançar 100% de precisão na previsibilidade mensal de custo assistencial mensal?

Empresa: Unimed

A Unimed Porto Alegre enfrenta o desafio de aprimorar a precisão da previsão dos custos assistenciais mensais. O cenário da saúde é complexo e está em constante mudança, destacando-se pelo crescimento no uso de planos de saúde, impulsionado por uma maior atenção aos cuidados pessoais e alterações nos padrões de uso. Este desafio é intensificado pela variabilidade do comportamento de cobrança dos prestadores (hospitais, clínicas, laboratórios, etc) e a dificuldade em prever custos relacionados a casos complexos de internação. A empresa já atingiu um nível de assertividade de 98% em suas previsões utilizando diferentes metodologias de previsão, incluindo algoritmos de séries temporais; no entanto, cada ponto percentual de precisão é muito significativo devido ao quanto representa no impacto financeiro da gestão. 

Diante disso, a Unimed Porto Alegre busca não apenas a excelência operacional, mas também aumentar a confiança na gestão por meio de uma previsibilidade mais acurada, navegando pelas restrições de processos internos, eventos aleatórios e o dinamismo do mercado de saúde. A empresa está buscando soluções inovadoras e tecnológicas que possam aumentar a assertividade na previsibilidade mensal de custos assistenciais.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

06
Como padronizar e nivelar o conhecimento dos processos de originação para produtores rurais?

Empresa: Vibra

A Vibra possui diversos parceiros produtores rurais que executam a etapa de criação  do frango. A empresa vem enfrentando um desafio quanto à padronização dos processos destes parceiros, refletindo na redução da produtividade, não uniformidade do produto final e aumento de perdas ao longo do processo, dificultando a expansão do negócio e aumento de lucratividade. Uma das causas destes problemas no processo de originação são a falta de padronização da transmissão do conhecimento para os produtores, o não nivelamento de profundidade de conhecimento nos processos, barreiras geracionais entre os parceiros e pulverização do conhecimento.

Diante deste contexto e compreendendo que o conhecimento dos produtores sobre os processos influencia diretamente a eficiência e a lucratividade, estamos em busca de soluções tecnológicas avançadas. Visamos resolver o desafio de forma ágil, atraente e divertida, possibilitando simulações e o desenvolvimento de habilidades. Ao integrar desafios, recompensas e interações imersivas, pretendemos garantir a qualidade, sistematização e nivelamento do conhecimento dos processos entre os produtores. Esse esforço visa tornar o conhecimento facilmente replicável, melhorando assim a qualidade do produto, que se torna a matéria-prima essencial para os processos seguintes.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

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