O Conecta Caldeira é o Programa de Inovação Aberta do Instituto Caldeira, que conecta as maiores corporates do Brasil a startups do mundo, transformando desafios de negócio em soluções que aceleram resultados:
+700 startups mapeadas | +100 conexões geradas | 44 desafios lançados
COMO FUNCIONA
01 INSCRIÇÕES
CORPORATES
Inscreva seu desafio e participe do programa especialista em inovação que conecta soluções com startups.
02 INSCRIÇÕES STARTUPS
As inscrições para o programa de conexão devem ser feitas até 31 de outubro de 2025.
Confira as empresas participantes: Atrhol, Equatoriall e Fruki Bebidas.
03 SELEÇÃO
Etapa em que é realizada a seleção das startups inscritas. A comunicação das startups selecionadas acontecerá entre 31 de outubro e 03 de novembro de 2025.
04 PITCH DEMO
As startups selecionadas participarão de um Pitch Demo onde as empresas definirão quais startups são mais aderentes aos seus respectivos desafios.
Pitch Demo – 18 e 19 de novembro de 2025
05 CONEXÃO
Após o Pitch Demo, as startups selecionadas participarão de uma reunião de aprofundamento com o objetivo de evoluir para uma possível POC.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Para lançar desafios: corporates membro do Instituto Caldeira. Para solucionar desafios: preferencialmente startups que estejam em operação/escala – prontas para apresentar suas soluções às empresas.
DESAFIOS
01
Como automatizar o match entre carga, veículo e implemento para potencializar a tomada de decisão e garantir eficiência operacional e ampliação de resultados?
A ATRHOL oferece soluções personalizadas em logística e transporte, principalmente maquinário Agrícola e linhas de Construção, onde a tomada de decisão depende diretamente da geolocalização do caminhão em relação à carga, do tempo de resposta ao cliente e do ponto de equilíbrio do frete. Outro grande desafio é garantir a precisão na escolha dos veículos e implementos adequados (como Sider, prancha 3 e 4 eixos, carretas, entre outros), além de atender às exigências de licenciamento especial dos veículos, que variam conforme estado, cidade e até país. Atualmente, o processo de alocação é manual, o que limita a agilidade para cruzar todos esses fatores. Com cerca de 1.500 transportes realizados por mês, a empresa precisa assegurar a disponibilidade dos veículos corretos nos locais certos, evitando deslocamentos ociosos e otimizando custos. Diante desse cenário, a ATRHOL busca uma solução de Inteligência Artificial que potencialize a atuação da equipe, automatize análises e contribua para a redução de emissões de poluentes, por meio da otimização da frota e dos deslocamentos.
CONHEÇA MAIS DETALHES SOBRE ESSE DESAFIO
A operação da ATRHOL envolve múltiplas variáveis críticas que exigem precisão e agilidade. É necessário analisar a demanda do cliente, escolher o veículo e implemento adequados (Sider, pranchas de 3 e 4 eixos, carretas, entre outros), considerar peso, eixos e licenciamento especial por estado, cidade ou país, além de atender às exigências da legislação vigente, em especial a Tabela de Frete da ANTT. Somam-se a isso a negociação de frete com transportadores próprios, agregados ou terceiros, o cálculo de custos, a definição de margens e a previsão de resultados.
O principal desafio está em garantir o match mais eficiente entre carga, veículo e implemento, equilibrando compatibilidade técnica, disponibilidade da frota, otimização de rotas e rentabilidade. A indisponibilidade do veículo adequado ou a escolha incorreta pode resultar em custos elevados, veículos parados, deslocamentos improdutivos ou até mesmo em rodar vazio.
Diante desse cenário, a ATRHOL busca uma solução inovadora baseada em Inteligência Artificial, capaz de transformar seu robusto banco de dados histórico em inteligência operacional e estratégica. A ferramenta deve sugerir automaticamente o melhor encaixe entre carga e frota, considerando localização, restrições de rota, tipos de licenças, histórico de transporte e margens de negociação.
Com isso, espera-se reduzir a ociosidade dos veículos, automatizar a análise de demandas, melhorar a previsibilidade de resultados e liberar a equipe para decisões mais estratégicas, elevando a competitividade da ATRHOL no setor de transporte rodoviário especializado.
#LogísticaInteligente #OtimizaçãoDeRotas #GestãoDeFrota #EficiênciaOperacional #InteligênciaArtificial #AnálisePreditiva #ERP #PlanejamentoLogístico #Transporterodoviário
02
Como o Grupo Equatorial testa novos modelos de negócio baseado no mercado livre de energia, garantindo competitividade e fidelização dos seus clientes?
Com a abertura do mercado livre de energia prevista para 2028, os consumidores poderão escolher livremente sua empresa operadora de energia, o que impõe um novo desafio para empresas do setor elétrico: reter clientes em um ambiente de concorrência. O Grupo Equatorial busca se antecipar a esse cenário, por meio do desenvolvimento de uma prova de conceito que apoie a criação de um modelo de negócio inovador. O objetivo é estruturar uma estratégia que fortaleça a experiência do cliente, reduza riscos de churn e assegure a competitividade em um mercado com múltiplos operadores de energia.
CONHEÇA MAIS DETALHES SOBRE ESSE DESAFIO
*DESAFIO ABERTO PARA STARTUPS E PMES
A transformação do setor elétrico com a abertura do mercado livre representa um marco para empresas e consumidores. A partir de 2028, os clientes poderão escolher seu operador de energia, tornando fundamental para o Grupo Equatorial se posicionar com uma proposta de valor diferenciada.
O desafio está em desenvolver e testar, por meio de uma prova de conceito, um novo modelo de negócio que una estratégia, inovação e experiência do consumidor. Essa abordagem deve considerar variáveis críticas como:
A Equatorial acredita que esse movimento estratégico deve ir além da adaptação: trata-se de reposicionar a empresa para o futuro, garantindo relacionamentos de longo prazo e sustentando sua relevância em um mercado cada vez mais dinâmico.
#ModeloDeNegócio #EstratégiaDeInovação #MercadoLivreDeEnergia #FidelizaçãoDeClientes #ExperiênciaDoConsumidor #Churn #TransiçãoEnergética #EducaçãoDoCliente #Escalabilidade #ProvaDeConceito
03
Como podemos automatizar a catalogação e otimização de metadados da Fruki, assegurando a consistência, a acessibilidade e a governança das informações?
Com o crescimento acelerado da Fruki Bebidas e o aumento exponencial no volume de dados, surgem desafios na gestão de metadados. Atualmente, a empresa lida com mais de 800 tabelas e até 15 solicitações diárias de diferentes áreas, nesse contexto, para manter a consistência e a acessibilidade das informações é desafiador. Muitas bases de dados exigem intervenção constante do time de dados, resultando em retrabalho e risco de construções duplicadas. Além disso, o acesso restrito aos dados limita a autonomia dos analistas e compromete a eficiência nas decisões. O desafio é implementar uma solução tecnológica que otimize a catalogação dos metadados, garantindo governança, acessibilidade e integridade dos dados.
CONHEÇA MAIS DETALHES SOBRE ESSE DESAFIO
A Fruki Bebidas busca uma solução tecnológica para automatizar a catalogação de metadados do seu ambiente Unity Catalog/Data Catalog do Databricks, com o objetivo de disponibilizar um Book de Dados online em um ambiente corporativo. A expectativa com a solução é que qualquer colaborador pesquise e consulte, de forma autônoma, as bases de dados já existentes antes de acionar o time de dados, visualizando descrições, campos e periodicidade de atualização.
Automações para captura e atualização automática dos metadados, centralização e higienização das informações, rastreabilidade e monitoramento de nulidade, duplicações e horário da última atualização, são diferenciais importantes. Com essa iniciativa, a Fruki Bebidas espera reduzir o tempo e o esforço do time de dados, aumentar a autonomia das áreas de negócio, melhorar a eficiência no uso das informações e impulsionar a cultura de dados e inovação em toda a empresa.
#GestãoDeDados #Governança #Metadados #DataCatalog #DataOps #Automação #DataDriven #Databricks #IA #EficiênciaOperacional #TransformaçãoDigital #BusinessIntelligence
Empresas-membro podem submeter desafios e conectar-se com startups.
Cadastre-se para receber em primeira mão os desafios de empresas e oportunidades de conexão.
Empresas-membro podem submeter desafios e conectar-se com startups.
Cadastre-se para receber em primeira mão os desafios de empresas e oportunidades de conexão.